Dificuldades na formação do docente na prática escolar / Difficulties in teacher training in school practice

Graziela Queiroz de Arruda, Maria Aparecida Dantas Bezerra, Gracielly Luanny Queiroz de Arruda

Abstract


Essa pesquisa tem por objetivo discutir e investigar as principais dificuldades na formação do docente durante a prática no contexto escolar. Dentre os vários obstáculos enfrentados, destacam-se as queixas mais constantes: Desvalorização do docente, remunerações salariais baixas, condições de trabalho, falta de incentivo a qualificação continuada e o desinteresse dos discentes. Além disso, buscou-se analisar os reveses iniciais da formação e quais as sugestões expostas por esses para que se obtenha maior valorização da profissão. Para tanto, foi desenvolvida pesquisa bibliográfica e de campo realizada com docentes do Ensino Fundamental das redes públicas do município de Limoeiro-PE, incluindo autores como: Matuda e Martins (2014), Souza (2016, p. 48), Gadotti (1992, p. 9) e Pereira (2007, p. 90). Para a construção da análise da pesquisa será realizado a aplicação de um questionário para a coleta de dados, sendo esses analisados a partir de uma abordagem qualitativa. Assim, pode-se perceber que a sociedade influência direta e indiretamente acerca das problemáticas da prática docente e da profissão como um todo, seja na maneira em que se estabelece, em suas transformações ou como se relaciona.

 


Keywords


Formação, Docentes, Valorização, Dificuldades, Remuneração.

References


BARBOSA, A. Os salários dos professores brasileiros: implicações para o trabalho docente. 208 f. Tese (doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, 2011.

BOING, L. A. Os sentidos do trabalho de professores itinerantes. 191 f. Tese (doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica. Rio de Janeiro, 2008.

CHIMENTÃO, L. K. O significado da formação continuada docente. In: 4° Conpef. Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, p. 1-6. Anais... Londrina: UEL, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LACERDA, C. C. Problemas de aprendizagem no contexto escolar: dúvidas ou desafios? Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2017.

LEVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

LISBOA: Instituto Piaget, 1997.

LOADER, B. (Org). A política do ciberespaço: política, tecnologia, reestruturação global.

LOURENCETTI, G. C. A baixa remuneração dos professores: algumas repercussões no cotidiano da sala de aula. Revista Educação Pública, v. 23, n º 52, p. 13-32, 2014.

MATUDA, F. G.; Martins, A. O que significa valorizar o professor? A visão da sociedade para além do que afirma a legislação. Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré, v. 8/9, p. 1-15, 2014.

PEREIRA, J. E. D. Formação de professores, trabalho docente e suas repercussões na escola e na sala de aula. Educação & Linguagem, v. 10, nº 15, p. 82-98, 2007.

RODRIGUES, V. A difícil missão de ser professor hoje. Comércio da Franca, n º 20349, 20 out. 2008.

SOUZA, F. S. Política nacional de formação de professores: análise da implementação do PIBID de Matemática da Universidade Federal Fluminense. 345 f. Tese (doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-035

Refbacks

  • There are currently no refbacks.