Práticas docentes no ensino de ciências naturais: a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva / Teaching practices in the teaching of natural sciences: teacher education from the perspective of inclusive education

Airton dos Reis Pereira, Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, Mírian Rosa Pereira, Marinalda Gomes Apinagés, Rayda Matias Lima

Abstract


Este trabalho analisa a prática docente no ensino de ciências naturais na rede pública da educação básica das cidades de Marabá e de Itupiranga, no sudeste paraense, na Amazônica Oriental brasileira. Embora a legislação brasileira e um conjunto de diretrizes do Ministério da Educação postulem mu¬danças estruturais no ensino comum, com promoção à educação inclusiva e de fazer da escola um espaço de atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, se constatou que não só as estruturas físicas das escolas são inadequadas ao atendimento às pessoas com deficiências, como há ausência de materiais didáticos acessíveis na área do ensino de ciências naturais, direcionadas para esses educandos. Por essa razão, a importância do investimento na formação de professores, não só para que eles possam melhor compreender a educação inclusiva e a educação especial, mas de interessarem-se pela produção de recursos didáticos destinados a atender especificidade desses alunos no ensino comum. Para construção desse texto, além das fontes bibliográficas, foram imprescindíveis as informações propiciadas por um conjunto de documentos escritos das Secretarias Municipais de Educação, como relatórios, memorandos, pareceres, etc. e por meio de relatos orais de professores e diretores de algumas escolas.


Keywords


Formação de professores, Educação inclusiva, Materiais didáticos acessíveis.

References


BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, em 23/12/1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a educação especial na educação básica. Secretaria da Educação Especial/MEC, 2001.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educação. Diário Oficial da União, em 10/01/2001.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Diário Oficial da União, de 26/08/2009.

BRASIL. Lei n. 12.976, de 4 de abril de 2013. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União, em 05/04/2013.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº. 13.146, de 6 de julho de 2015. Diário Oficial da União, em 07/07/2015.

DIAS, L. M.; GALLO, M. Á. A intervenção precoce em crianças com déficit visual: percepção dos pais. Rio de Janeiro, Rev. Benj. Const., v. 16, n. 47, dez. 2010, p. 05-16.

ITUPIRANGA. Secretaria Municipal de Educação/Departamento de Educação Especial. Relatório das atividades desenvolvidas em 2018. Itupiranga, 2019.

MARABÁ. Secretaria Municipal de Educação – SEMED. Ofício nº 0688/2017-GS. Marabá, 12/06/2017.

OLIVEIRA, I. A. Práticas municipais de inclusão da pessoa com deficiência no estado do Pará, Livro: O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares, Salvador: EDUFBA, 2012.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA –UNIESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem Jomtien. UNESCO, 1998.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-017

Refbacks

  • There are currently no refbacks.