Software winplot: estudo da função afim / Winplot software: study of the afim function
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-013Keywords:
Matemática, Winplot, Função Afim.Abstract
Com o advento dos avanços tecnológicos surgiu à necessidade da ampliação dos saberes de forma inovadora e multidisciplinar, motivando novos rumos para a educação. Com isso, surge o desafio de utilizar as novas ferramentas tecnológicas no ensino da matemática tanto para melhorar o trabalho do docente, quanto para atender as expectativas de alunos, facilitando e aprimorando a relação de ensino e aprendizagem. Para isso buscamos utilizar o software Winplot no ensino de funções afim em uma turma de ensino médio de escola pública do município de Alegrete, estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de verificar se existe um maior aprendizado em comparação com os métodos de ensino tradicionais.
References
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p
CARVALHO, L. M. ET AL. (Org.). História e Tecnologia no Ensino da Matemática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda, 2008.
FREITAS, G.S. A matemática e a informática trabalhando juntas. Disponível em: <http://www.infoescola.com/pedagogia/a-matematica-e-a-informatica-trabalhando-juntas/>. Acesso em: 11 dez. 2015.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6ª São Paulo: Atlas S.A., 2006.
Winplot for Windows 95/98/ME/2K/XP/Vista/7 (846K). Disponível em: <http://math.exeter.edu/rparris/winplot.htm>. Acesso em: 10 ago. 2015.