Um panorama das questões de física do enem: desafios no âmbito da interdisciplinaridade e contextualização/ An overview of enem physics issues: challenges in the field of interdisciplinarity and contextualization

Tiago Clarimundo Ramos, Amanda Grotto Carvalho, Gisele da Silva Almeida Vilalba, Henrique Carvalho Ferreira, Jefferson Paulo Borges Mota, Lara Louise Silva

Abstract


É desejável que o ensino de Física propicie não apenas a construção de conceitos, mas estabeleça relações dos avanços científicos e tecnológicos com a vivência social. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar como tem sido contemplada a interdisciplinaridade e contextualização das questões de Física no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ao todo, foram analisadas 125 questões. Apenas algumas inter-relacionaram os conhecimentos científicos de Física com Biologia e com Química. As questões relacionadas à tecnologia e sociedade parecem endossar mais a aplicação da ciência, mas deixam de lado os aspectos da inovação tecnológica (relativos aos mecanismos da obsolescência e manipulação) que primam pelo aumento no consumo. Reitera-se que a interdisciplinaridade e contextualização precisa ser mais explorada, principalmente no sentido de provocar reflexões críticas em torno da ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações, contrapondo-se à memorização dos conteúdos físicos.


Keywords


Ensino de Física; Educação Científica para a Cidadania; ENEM.

References


BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002a.

CHASSOT, A. Afalbetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n.22, p. 89-100, 2003.

LAUGKSCH, R. C. Scientific literacy: a conceptual overview. Science Education, v 84, n. 1, p. 71-74, 2000.

LOURENÇO, V. M. Limites e possibilidades do ENEM no processo de democratização do acesso à educação superior brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, UnB, Brasília.

OLIVEIRA, C. F.; MARCON, G. S.; GEBARA, M. J. F.; KLEINKE, M. U. Contextualização e Desempenho em exames de Ciências da Natureza: O “Novo ENEM”. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia. Anais... São Paulo: Abrapec, 2013.

SANTOS, W. L. P. Educação cientifica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-492, 2007.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-012

Refbacks

  • There are currently no refbacks.