Centro de memória e de pesquisa histórica da pontifícia universidade católica de Minas Gerais (1989-2009): 20 anos de história/ Center for memory and historical research of the pontifical catholic university of Minas Gerais (1989-2009): 20 years of history

Authors

  • Marina Carolina Rezende Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-200

Keywords:

Memória, História, Pesquisa.

Abstract

A preservação da memória é um tema amplamente debatido na contemporaneidade. A necessidade de se proteger a memória está pautada na preocupação com a salvaguarda de informações. Seguindo a tendência de instituições de grande porte, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais cria o Centro de Memória, iniciativa que visava a guarda e a organização dos registros da trajetória da Universidade. Por outro lado, institui-se também o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica, um laboratório para o contato dos estudantes de História com uma das possibilidades que o futuro ofício oferece. A presente pesquisa tem por objetivo analisar a trajetória do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica, desdobramento do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica somado ao Centro de Memória, utilizando o recorte entre 1989, data da criação do setor, e 2009, ano em que completou 20 anos de existência. Para tanto, a metodologia utilizada inclui pesquisa bibliográfica e consulta aos documentos disponíveis no Departamento de História, na Reitoria e no Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas, além da utilização da História Oral para a realização de entrevistas, que contam com a participação de sujeitos envolvidos na sua estruturação. O estudo contribui para compreender o objeto do presente trabalho enquanto lugar de pesquisa e de memória.

 

References

ABREU, Leandro Pereira de; MOURÃO, Rafael Pacheco. Memória Preservada: O Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas – Conservação, Preservação e Disseminação da Informação. In: I Simpósio Internacional de História Pública: A história e seus públicos. Anais eletrônicos. São Paulo: editora, 2012. p. 371-379.

AMADO, Janaina; Marieta de Moraes Ferreira (Org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1996. p. 94-95.

BOSCHI, Caio César. Currículo de História: a questão sob a forma de questões. Revista do Departamento de História da UFMG. Belo Horizonte, 1 (2): 85-92, jun. 1986.

CAMARGO, Ana Maria; GOULART, Silvana. Os centros de memória hoje. In: ________. Centros de memória: uma proposta de definição. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015. p. 63-87.

DELGADO, Lucília de Almeida Neves. [Entrevista]. Belo Horizonte, 19 outubro 2017. Depoimento cedido a Marina Carolina Rezende Costa.

FERREIRA, Marieta de Moraes. A História como ofício: a constituição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013. p. 7-9.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice/ Revista dos Tribunais, 1990.

ITAÚ CULTURAL. Centros de memória: manual básico para implantação. São Paulo: Itaú Cultural, 2013. 80 p.

LE GOFF, Jacques. Memória. In: _______. Memória-História. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1984. p. 11-50.

LOWENTHAL, David. Como conhecemos o passado. Projeto História, São Paulo, v. 17, p. 63-118, nov. 1998.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História, São Paulo, n.10, p. 7-28, dez. 1993.

PISNKY, Carla Bassanezi. Apresentação. In:_______. Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 7-8.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Ata de reunião do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de História, decidindo sobre a apresentação do anteprojeto do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica à Pró Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação. Belo Horizonte, 1989. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Ata de reunião do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de História, solicitando a cessão da sala 208 do Prédio 6 para instalação do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica. Belo Horizonte, 1989. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Ata de reunião do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de História, apresentando propostas que visavam a melhor estruturação do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 1989. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Ata de reunião do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de História, descrevendo quais deveriam ser as funções do monitor e do professor responsável pelo Centro de Documentação e Pesquisa Histórica, junto com sua dedicação. Belo Horizonte, 1990. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Ata de reunião do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de História, destacando obstáculos em relação ao funcionamento do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 1991. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Ata de reunião do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de História, propondo a produção do projeto de reformulação do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 1992. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Ata de reunião do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de História, apresentando proposta de evento em nome do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 1993. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Ata de reunião do Conselho Consultivo e Deliberativo do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica, sobre os projetos a serem realizados. Belo Horizonte, 2008. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Ata de reunião do Conselho Consultivo e Deliberativo do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica, sobre a comemoração de 20 anos do setor e seu logotipo. Belo Horizonte, 2009. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Coletânea dos Documentos Oficiais PUC MG 1941-1995. Volumes I, II e III. Belo Horizonte, 1996. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Convite para a Semana de História “Os Loucos Anos 20”. Belo Horizonte, 2002. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 4, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Relatório de Atividades 2002.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Convite para o II Seminário de História Quantitativa e Serial. Belo Horizonte, 2001. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 4, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Relatório de Atividades 2001.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Convite para o Seminário “JK: a utopia da modernidade”. Belo Horizonte, 2002. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 4, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Relatório de Atividades 2002.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Convite para a Semana de História “A Construção da Mineiridade”. Belo Horizonte, 2003. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Correspondência do Centro Acadêmico Francisco Iglesias ao Departamento de História, destacando sugestões do corpo discente para os candidatos à direção do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 2007. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Correspondência da Prof.ª Liana Maria Reis e do técnico Leandro Abreu ao Prof. Caio César Boschi, sobre atividades desenvolvidas pelo Centro de Pesquisa Histórica em 2005. Belo Horizonte, 2006. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Correspondência da Prof.ª Liana Maria Reis sobre a realização de inventário do acervo documental do Centro de Memória. Belo Horizonte, 2006. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Correspondência da Prof.ª Carla Ferretti Santiago indicando a posse do Prof. Caio César Boschi na diretoria do Centro de Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 2002. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 4, Série: Arquivos Diversos.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Correspondência da Prof.ª Liana Maria Reis aos professores do Departamento de História, solicitando lista de referências bibliográficas. Belo Horizonte, 1994. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 3, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Projeto do CDPH.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Correspondência da Prof.ª Liana Maria Reis aos professores do Departamento de História, destacando o perfil do aluno a ser formado pelo curso de História. Belo Horizonte, 1994. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 3, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Projeto do CDPH.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Correspondência da Prof.ª Liana Maria Reis aos professores do Departamento de História, comunicando seu desligamento do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 1994. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 3, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Projeto do CDPH.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Correspondência da Prof.ª Lucília de Almeida Neves Delgado aos professores do Departamento de História, apresentando um diagnóstico sobre a situação do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica e propondo intervenções para o desenvolvimento das atividades. Belo Horizonte, 1996. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 3, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Projeto do CDPH.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Folder sobre o II Seminário de Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 2001. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 4, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Relatório de Atividades 2001.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Informativo sobre o Centro de Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 2001. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 4, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Relatório de Atividades 2001.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Informativo sobre o evento “América Latina Caleidoscópica: História e Arte. Belo Horizonte, 2003. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Portaria nº033, que cria o Centro de Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 2000. Reitoria. Secretaria Geral. Caixa 46.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Processo nº04/2006, que altera a denominação e a vinculação do Centro de Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 2006. Reitoria. Secretaria Geral. Caixa 46.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Projeto “50 anos em documentos”. Belo Horizonte, 2008. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Projeto de Reforma Curricular do curso de História. Belo Horizonte, 1996. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Projeto de criação do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 1989. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 3, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Projeto do CDPH.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Projeto “Igreja e Sociedade – Século XX”. Belo Horizonte, 1996. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 3, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Projeto do CDPH.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Projeto “Memorial do Departamento de História (1985-1998)”. Belo Horizonte, 1998. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 3, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Projeto do CDPH.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Projeto “Memória e Patrimônio Industrial de Minas Gerais”. Belo Horizonte, 1999. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 3, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Projeto do CDPH.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Projeto de reativação do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 1994. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 3, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Projeto do CDPH.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Proposta de organização do Centro de Memória. Belo Horizonte, 2000. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 3, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Projeto do CDPH.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Proposta de trabalho do Prof. Caio César Boschi para a eleição da diretoria do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 2007. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Proposta de trabalho da Prof.ª Heloísa Guaracy Machado para a eleição da diretoria do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 2007. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Proposta de trabalho da Prof.ª Liana Maria Reis para a eleição da diretoria do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 2007. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Proposta de trabalho do Prof. Mário Cléber Martins Lanna Jr. para a eleição da diretoria do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 2007. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Regulamento do Centro de Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 2000. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Regulamento do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 2006. Departamento de História.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Relatório de atividades do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 1994. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 3, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Projeto do CDPH.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Relatório de atividades do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 1995. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 3, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Projeto do CDPH.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Relatório de atividades do Centro de Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 2004. Centro de Memória e de Pesquisa Histórica.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Relatório de atividades do Centro de Pesquisa Histórica. Belo Horizonte, 2009. Centro de Memória e de Pesquisa Histórica.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Relatório de atividades dos estagiários do Centro de Memória. Belo Horizonte, 1990. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 4, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Proposta, Termo de Convênio, Termos Aditivos.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Relatório de utilização de horas de dedicação da Profª Liana Maria Reis. Belo Horizonte, 2001. Departamento de História. Fundo: Curso de História, Caixa: 4, Série: Arquivos Diversos, Pasta: Relatório de Atividades 2001.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Relatórios de Atividades Anuais. Belo Horizonte, 1990-2009. Biblioteca Padre Alberto Antoniazzi.

PORTELLI, Alessandro. A filosofia e os fatos. Narração, interpretação e significados nas memórias e nas fontes orais. Tempo. Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, 1996, p. 59-72.

SANTIAGO, Carla Ferretti. [Entrevista]. Belo Horizonte, 12 setembro 2017. Depoimento concedido a Marina Carolina Rezende Costa.

TEIXEIRA, Geraldo Magela. Apresentação. In: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Coletânea dos Documentos Oficiais PUC MG 1941-1995. Volumes I, II e III. Belo Horizonte, 1996. Departamento de História.

Published

2020-01-17

How to Cite

Costa, M. C. R. (2020). Centro de memória e de pesquisa histórica da pontifícia universidade católica de Minas Gerais (1989-2009): 20 anos de história/ Center for memory and historical research of the pontifical catholic university of Minas Gerais (1989-2009): 20 years of history. Brazilian Journal of Development, 6(1), 2792–2806. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-200

Issue

Section

Original Papers