Resistência e contradições em assentamentos rurais no estado de Sergipe: O caso da produção da cana-de-açúcar em Japaratuba e do milho em Monte Alegre de Sergipe / Resistance and contradictions in rural settlements in the state of Sergipe: The case of sugarcane production in Japaratuba and corn in Monte Alegre de Sergipe

Authors

  • Givaldo Santos de Jesus
  • José Eloízio da Costa
  • Adriana Lisboa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-192

Keywords:

Assentamentos rurais, contradições, milho e cana-de-açúcar.

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo analisar o avanço da produção da cana-de-açúcar e do milho em assentamentos rurais no estado de Sergipe, destacando os municípios de Japaratuba e Monte Alegre. A escolha deste tema surgiu pelo interesse em compreender o avanço do agronegócio no estado de Sergipe, onde os usineiros e produtores de milho tem arrendado terras em assentamentos rurais com o objetivo de ampliar a sua produção. Metodologicamente, fizemos o levantamento e fichamento bibliográfico em teses, dissertações, livros e artigos sobre o tema estudado; realizamos o levantamento de dados nos Censos Agropecuários do IBGE (1985, 1995/96, 2006, 2017) e no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA; aplicamos entrevistas aos camponeses assentados, produtores de milho, representantes e trabalhadores da Usina Taquari (roda de conversa); mapeamos e fotografamos os municípios estudados. O município de Japaratuba, localizado no Território Leste de Sergipe e Monte Alegre, localizado no Território do Alto Sertão Sergipano, apresentam uma histórica e contraditória concentração fundiária, uma economia voltada para atender os interesses dos médios e grandes proprietários, e do mercado capitalista, tornando-se evidente à ampliação da terra para a produção da cana-de-açúcar e de pastagens para o desenvolvimento da pecuária ao longo do tempo. Todavia, essa realidade começou a mudar a partir da década de 1980, com a intensificação da mobilização de trabalhadores rurais e de importantes setores da sociedade em torno da discussão urgente de fazer uma reforma agrária em Sergipe. No Brasil e em Sergipe, a luta pela desapropriação das terras improdutivas não foi fácil, e quase quatro décadas depois, a maioria dos assentamentos amargam a falta de estrutura, assistência técnica, etc., e os programas governamentais, na sua maioria, não promovem melhorias significativas na vida dos assentados, e estes por sua vez, não conseguem produzir o suficiente para garantir a sobrevivência, principalmente, em tempos de crise como a atual. Então, em Monte Alegre de Sergipe, uma parte dos assentados estão arrendando e/ou vendendo suas terras para os produtores de milho, que querem ampliar sua área plantada e a produção de milho. Já em Japaratuba, as usinas de açúcar estão “incentivando” os assentados a produzir a cana e/ou arrendando as terras dos assentados para ampliar a produção da cana-de-açúcar, como a usina Taquari, localizada no município de Capela-Se. Por outro lado, o arrendamento e a produção da cana e do milho tem garantido a permanência dos assentados no campo, mesmo que de forma subordinada e contraditória.

References

AMIN, Samir e VERGOPOULOS, K. A questão agrária e o capitalismo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

ABRAMOVAY, R. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. São Paulo: HUCITEC/UNICAMP, 1992.

ANDRADE, Manuel Correia de. Lutas camponesas no Nordeste. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1989 (Série Princípios).

BORGES, Fragmon. Origens históricas da propriedade da terra. In: STÉDILE, J. P. Questão agrária no Brasil. V. 1. São Paulo Expressão Popular, 2011.

DELGADO, Guilherme C. A. A questão agrária no Brasil (1950-2003). In: Questão social e políticas sociais no Brasil contemporâneo. Brasília: IPEA, 2005.

FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 17ª ed. São Paulo: Editora Nacional, 1989.

FAO/INCRA Diretrizes de Política Agrária e Desenvolvimento Sustentável. Brasília, Versão resumida do Relatório Final do Projeto UTF/BRA/036, março, 1994. Disponível em <http://www4.fao.org/cgi-in/faobib.exe?rec_id=563327&database=faobib&search_type=link&table=mona&back_path=/faobib/mona&lang=eng&format_name=EFMON>. Acesso em 28 de junho de 2010.

GUIMARÃES, Alberto Passos. Quatro séculos de latifúndio. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

IBGE, Censo agropecuário 1985, 1995/96, 2006, 2017.

IBGE, Censo Demográfico de 2010.

INCRA. Relação de Beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) - Lista Única, por SR/Projeto/Município/Código Beneficiário. Disponível em: . Acesso em 14 de setembro de 2018.

____. Desenvolvimento Territorial no Alto Sertão Sergipano: diagnóstico, assentamentos de reforma agrária e propostas de política. Disponível em: . Acesso em: 17 de março de 2018.

MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil – as lutas sociais no campo e seu lugar no processo político. Petrópolis: Vozes, 1995.

NAVARRO, Zander. Desenvolvimento rural no Brasil: os limites do passado e os caminhos do futuro. Estudos Avançados 15(43), 2001. Texto eletrônico capturado em 15/8/2015. In: www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142001000300009&script

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A agricultura camponesa no Brasil. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2001. (Caminhos da Geografia)

PRATA, Diego Ascendino Tourinho. Determinantes da expansão da produção de milho em Sergipe. São Cristóvão: UFS, 2013. (Dissertação de Mestrado)

PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. 23ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1997.

SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado. 6ª ed. 2ª reimp. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2014.

________________. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. 9ª reimpressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.

SANTOS, Marleide Maria. O sertão sergipano do São Francisco e os movimentos sociais no campo. São Cristóvão: NPGEO/UFS, 1999. (Dissertação)

SILVA, José Graziano da. Modernização dolorosa – estrutura agrária fronteira agrícola e trabalhadores rurais no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1981.

_____________________. Tecnologia e agricultura familiar. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.

SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Camponeses e criadores na formação social da miséria: Porto da Folha no sertão do São Francisco (1820 – 1920). Niterói: UFF, 1981.

SILVA, R. M. e LOPES, E. S. A. Conflitos de terra e reforma agrária em Sergipe. Aracaju: UFS, 1996.

LOPES, Eliano Sérgio Azevedo (Org.). Distribuição dos estabelecimentos agropecuários e índice de Gini do estado de Sergipe. São Cristóvão: Editora UFS, 2015.

STÉDILE, João Pedro. A questão agrária no Brasil – o debate da esquerda 1960 – 1980. São Paulo: Expressão Popular, 2005.

WANDERLEY, Maria de Nazareth B. Raízes históricas do campesinato brasileiro. In: TEDESCO, João Carlos (Org.). Agricultura familiar: realidades e perspectivas. Passo Fundo: Editora da UPF, 2001.

www.aprosoja.com.br/soja-e-milho-a-historia-do-milho. Acesso em 20/06/2018.

www.bnb.gov.br/diario-economico-2017. Acesso em 20/06/2018.

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/se/japaratuba/historico

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/se/montealegredesergipe/historico

Published

2020-01-16

How to Cite

Jesus, G. S. de, Costa, J. E. da, & Silva, A. L. da. (2020). Resistência e contradições em assentamentos rurais no estado de Sergipe: O caso da produção da cana-de-açúcar em Japaratuba e do milho em Monte Alegre de Sergipe / Resistance and contradictions in rural settlements in the state of Sergipe: The case of sugarcane production in Japaratuba and corn in Monte Alegre de Sergipe. Brazilian Journal of Development, 6(1), 2649–2666. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-192

Issue

Section

Original Papers