Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education

Authors

  • Girlaynne Michellyne Farias dos Santos
  • Diogenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-185

Keywords:

Educação, Inclusão Escolar, Educandos, Educadores, Necessidades específicas.

Abstract

A sociedade tem buscado corresponder todas as demandas que vão surgindo naturalmente com a evolução humana. Dentro dessas demandas, questões que envolvem atuação política e, principalmente efetividade prática em suas normatizações. A inclusão escolar não é um tema novo, crianças com necessidades específicas tem ocupado cada vez mais, salas de aula de ensino regular, dentre elas, estudantes com Altas Habilidades e Superdotação (AH/S). Estudantes identificados com altas habilidades/superdotação, apresentam características que se diferenciam dos demais colegas, requerendo tanto dos educadores quanto do ambiente escolar onde estão inseridos, uma assistência direcionada. Entretanto, alguns fatores podem comprometer essa assistência. A pesquisa teve como objetivo, conhecer a percepção de educadores de sala de aula regular sobre alunos com Altas Habilidades/ Superdotação (AH/SD) em escolas da rede pública de ensino. O estudo é do tipo qualitativo, apresentando natureza descritiva explicativa, pautado na pesquisa da literatura disponível, observação e interpretação dos dados colhidos através de entrevistas. É importante que exista de uma forma mais substancial, a criação e aplicabilidade de políticas públicas eficazes, por todas as esferas governamentais, qualificando todos os agentes envolvidos no processo de inclusão escolar da rede de ensino regular. A legislação vigente no país oferece todo suporte legal para o atendimento aos alunos AH/S, em salas de aula do ensino regular, entretanto, no ambiente escolar, outras demandas para o atendimento adequado podem interferir no processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento desse educando.

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Published

2020-01-16

How to Cite

dos Santos, G. M. F., & Gusmão Coutinho, D. J. (2020). Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education. Brazilian Journal of Development, 6(1), 2501–2522. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-185

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Section

Original Papers