Conflitos territoriais na gestão de parques urbanos na Amazônia: O caso do Parque Estadual do Utinga – Belém/PA / Territorial conflicts in the management of urban parks in the Amazon: The case of Utinga State Park - Belém / PA

Authors

  • Charles Benedito Gemaque Souza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-096

Keywords:

Parque Urbano, Gestão Ambiental, Territórios

Abstract

O Parque Estadual do Utinga (PEUt) está inserido na Região Metropolitana de Belém (RMB), desde sua criação em 1993 o objetivo principal foi assegurar a vida útil dos lagos Bolonha e Água Preta responsáveis pelo abastecimento de água potável da capital. Contudo, o processo desordenado de ocupação urbana do seu entorno e as dificuldades ligadas aos aspectos jurídicos e operacionais da gestão ambiental edificam uma discussão sobre as diferentes estratégias de uso do parque urbano na região a partir da sobreposição de territórios e os impactos na paisagem.

 

References

ALVES, Rynon et al. Aspectos socioambientais e participativos da população no entorno do Parque Estadual do Utinga, Pará. Enciclopédia biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.22; p. 2015

BAÍA JÚNIOR, Pedro & GUIMARÃES, Diva. Parque Ambiental de Belém: um estudo da conservação da fauna silvestre local e a interação desta atividade com a comunidade do entorno. Revista Científica da UFPA http://www.ufpa.br/revistaic Vol 4, abril 2004.

BORDALO, Carlos. O Desafio das Águas numa Metrópole Amazônida. Uma reflexão das Políticas de Proteção dos Mananciais da Região Metropolitana de Belém – PA (1984 – 2004). NAEA/UFPA. Belém, 2006. p 335. Tese de Doutorado.

BRITO, Susy Kellen Miranda. Parque Estadual do Utinga (PA): Uma gestão ambiental participativa. Dissertação (Mestrado em gestão de recursos naturais e desenvolvimento local na Amazônia) – Núlceo de Meio Ambiente – UFPA, Belém, 2009.

CARDOSO, Silvia Laura. Subsídios para gestão ambiental no Parques urbanos o caso do Parque ecologico do municipio de Belem. Dissertação (Mestrado em gestão de recursos naturais e desenvolvimento local na Amazônia) – Núlceo de Meio Ambiente – UFPA,2012.

CORREIA, Bruna. Trilha do bolonha: análise da capacidade de carga turística como Ferramenta de desenvolvimento turístico e uso racional de Espaços públicos naturais em área urbana. V Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental Belo Horizonte/MG – 24 a 27/11/2014.

COSTA, André Luis de Souza, Efetividade de manejo de duas Unidades de Conservação de proteção Integral no Estado do Pará. Disseratação (escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) Piracicaba, 2006.

COSTA, Mary Jane Sales. Uso de indicadores ambientais na avaliação da qualidade de áreas de proteção ambiental: estudo de caso do Parque Estadual do Utinga – Belém (PA) / Mary Jane Sales Costa. – Belém, 2015.

GORAYEB, Aína Leite. Monitoramento da Efetividade de Gestão das Unidades de Conservação do Estado do Pará - Parque Estadual do Utinga.Dissertação. Mestrado profissional em gestão de áreas protegidas na amazônia. instituto nacional de pesquisas da Amazônia – INPA. 2012.

LERAY, Ester Barbosa. Impactos sócio-ambientais: um estudo sobre a preservação ambiental do Parque Estadual do Utinga – Belém/Pa Monografia. (Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia.) Faculdade Ipiranga. 2010.

RIBEIRO, Jociete. Area de Proteção Ambiental da Iha do Combu. Desafios de implantação e de gestão de uma Unidade de Conservação. Belém, NUMA,2010

ROJAS, Juan Pablo Heredia Dinâimica da cobertura vegetal e o uso do solo em unidades de proteção integral: o Parque Estadual Utinga no Estado do Para- Brasil, PPGEO, 2017.

SANTOS, Tadeu. A percepção ambiental dos moradores do entorno do Parque Estadual do Utinga. Estudo de caso: A ocupação da rua moça bonita (Guanabara-Ananindeua-ará).Dissertação de mestrado. PPGCA/UNITAU.2010.

SILVA, Amanda Helena & DIAS, Vinicius Anderson. Elementos de informação no entorno da APA-Belém: análise através da percepção de estudantes pesquisadores. Traç., Belém, v.5, nº 10, p. 41-50 Dez. 2002

VENTURIERI, Adriano et ali. Análise multitemporal da Área de Proteção Ambiental de Belém e Parque Ambiental de Belém. Anais do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Natal, 2009.

Published

2020-01-09

How to Cite

Souza, C. B. G. (2020). Conflitos territoriais na gestão de parques urbanos na Amazônia: O caso do Parque Estadual do Utinga – Belém/PA / Territorial conflicts in the management of urban parks in the Amazon: The case of Utinga State Park - Belém / PA. Brazilian Journal of Development, 6(1), 1377–1394. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-096

Issue

Section

Original Papers