Viabilidade do reflorestamento com eucalipto para produção de carvão / Feasibility of eucalyptus reforestation for coal production

Authors

  • Reynaldo Afonso Esteves
  • José Helvecio Martins
  • Wanyr Romero Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-055

Keywords:

Eucalipto. Área de reflorestamento. Viabilidade econômica. Carvão vegetal.

Abstract

Foi apresentada uma análise de viabilidade econômica de uma plantação de eucalipto cultivado em baixa rotatividade, considerando dois cenários, sendo o primeiro o arrendamento do terreno para implantar o projeto e o segundo a sua compra. O trabalho foi desenvolvido na região centro oeste de Minas Gerais, no município de Martinho Campos, numa área experimental de, aproximadamente, 155,5 ha, pertencente à Fazenda Fecho, para a qual foi considerada a compra da terra. Em outra área de, aproximadamente, 151,1 ha, pertencente à Fazenda Mamonas, foi realizada a mesma análise, porém considerando o arrendamento da terra. O objetivo proposto foi alcançado por meio de simulação da produção, usando programas computacionais disponíveis na literatura, como o SisEucalipto e o Planin. Os critérios utilizados para a análise econômica do empreendimento foram: Valor Presente Líquido (VPL), Valor Presente Líquido Anualizado (VPLA), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Relação Benefício/Custo (B/C). Foi considerado um ciclo produtivo de 21 anos, com cortes a cada sete anos. Com esta premissa, depois do terceiro corte, a área precisa ser replantada. Os resultados apontam que a produção de carvão vegetal é viável, economicamente, apenas para o reflorestamento implementado no sistema com arrendamento da terra, desde que seja efetuado de forma correta, com a devida orientação técnica. O impacto dos custos anuais de arrendamento é distribuído ao longo dos anos, ao passo que para a opção de empreendimento com a compra da terra o impacto ocorre no ano de implantação do reflorestamento. Isto influenciou fortemente a inviabilidade do projeto na opção com compra da área a ser reflorestada. Os resultados também demonstraram que o fator de maior importância, que sempre irá proporcionar resultados economicamente viáveis, é o preço de mercado do produto na ocasião da venda. Este setor da economia é muito sensível, principalmente por se tratar de uma matéria-prima muito importante na produção de aço, um dos produtos de grande exportação do Brasil.

References

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Custos de produção agrícola: a metodologia da Conab. Brasília, DF, 2010. 60 p.

OLIVEIRA, E. B. Análise econômica de regimes de manejo florestal: Planin 2008. Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2006. 1 CD-ROM.

OLIVEIRA, E. B. Avanços recentes nos softwares "Sis" da Embrapa Florestas para manejo de precisão e análise econômica de florestas plantadas. Brasília, DF: Embrapa, 2015. 9 p

OLIVEIRA, E. B. Planin: software para análise econômica de plantações florestais. Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2013.

OLIVEIRA, E. B. Softwares para manejo e análise econômica de plantações florestais. Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2001. 60 p.

OLIVEIRA, E. B. Softwares para manejo e análise econômica de plantações florestais. Colombo, PR: Embrapa Florestas, ago. 2011. 68 p. (Documentos, 216). Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/898050/1/Doc216.pdf. Acesso em: 10 jan. 2018.

REZENDE, J. L. P.; OLIVEIRA, A. D. Análise econômica e social de projetos florestais. Viçosa: Ed. UFV, 2001. 389 p.

SANTOS, P. H. A. et al. Produtividade e custos de extração de madeira de eucalipto com clambunk skidder. Revista Árvore, Viçosa, MG, v. 37, n. 3, p. 511-518, 2013.

SILVA, M. L.; JACOVINE, L. A. G.; VALVERDE, S. R. Economia florestal. 2. Ed. Viçosa: Editora UFV, 2002. 178 p.

SILVA, M. L.; JACOVINE, L. A. G.; VALVERDE, S. R. Economia florestal. Viçosa: Editora UFV, 2005. 178 p.

Published

2020-01-07

How to Cite

Esteves, R. A., Martins, J. H., & Ferreira, W. R. (2020). Viabilidade do reflorestamento com eucalipto para produção de carvão / Feasibility of eucalyptus reforestation for coal production. Brazilian Journal of Development, 6(1), 796–805. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-055

Issue

Section

Original Papers