A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression

Authors

  • Anderson Kohut
  • Sebastião Romero Franco
  • Renata Maria Schimitz

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-041

Keywords:

FUNÇÃO EXPONENCIAL. PROGRESSÃO GEOMÉTRICA. Investigação matemática. Torre de Hanói.

Abstract

A presente pesquisa busca analisar a utilização do jogo Torre de Hanói no desenvolvimento de conteúdos matemáticos. Realizada com os acadêmicos do 1° ano do curso de matemática da UNICENTRO (campus Irati), aborda os conteúdos sobre função exponencial, progressão geométrica e suas aplicações. Dessa forma, pretende-se dar mais significado aos conteúdos que podem ser extraídos do jogo, assim como, proporcionar aos alunos uma forma lúdica e motivadora para o estudo dos mesmos, também motivá-los para que apliquem esse jogo em sala de aula quando forem professores. Este trabalho tem como fundamentação teórica os autores: POLYA (1978), DANTE (1998), GRANDO (1995), ANTUNES (2002), MOURA (2008), BRENELLI (2001), BORIN (1998) e D’AMBROSIO (2005). Analisando suas ideias, fica explícito que o jogo matemático é uma metodologia de ensino que facilita a aprendizagem e proporciona aos alunos a constatação, por meio de uma investigação matemática lúdica, de ideias fundamentais sobre os conteúdos a serem trabalhados. Após a aplicação do jogo foi possível constatar a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos e que os mesmos gostaram dessa metodologia de ensino pelo fato de perceberem sua eficácia.

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Published

2020-01-06

How to Cite

Kohut, A., Franco, S. R., & Schimitz, R. M. (2020). A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression. Brazilian Journal of Development, 6(1), 586–598. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-041

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Original Papers