Contribuições de hedonomia e design na produção e comercialização de frutas, legumes e verduras (FLVs) / Hedonomics and design contributions in the production and commercialization of fruits and vegetables (FVs)
Abstract
No Brasil, o consumo de Frutas, Legumes e Verduras (FLVs) tem sido abaixo do recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU); mais da metade da população apresenta o índice de massa corporal acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e 18,9% dos brasileiros estão obesos. Apenas 1/3 da população consome regularmente cinco ou mais porções de frutas e hortaliças em cinco dias ou mais da semana (BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE, 2017). Diante dos benefícios que a alimentação saudável pode proporcionar para o bem-estar da população brasileira, este trabalho tem como objetivo analisar os aspectos de produção e comercialização de FLVs relacionando-os às emoções sob o viés da Hedonomia a partir de cinco tendências de consumo de alimentos da pesquisa FIESP/IBOPE Food Trends para os anos de 2010 a 2020 no Brasil (Conveniência e Praticidade; Confiabilidade e Qualidade; Sensorialidade e Prazer; Saudabilidade e Bem-estar; e Sustentabilidade e Ética). Através de referencial bibliográfico, faz-se uma análise dos desafios do setor e verifica-se como o Design pode ser utilizado neste cenário para gerar resultados aos produtores rurais e aumentar o consumo destes alimentos saudáveis. Portanto, diante das dificuldades de produção e comercialização das FLVs, pretende-se que este trabalho contribua na tomada de decisão com relação ao desenvolvimento destes produtos.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ABRAS - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS. RAMA 2020: Tendências e Inovação na Cadeia Produtiva de Alimentos, 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2017.
AGÊNCIA O GLOBO. Lucro ‘natureba’: Brasil já é o 5º maior mercado do setor, 31 jul. 2016. Época Negócios. Disponível em:
/lucro-natureba-brasil-ja-e-o-5-maior-mercado-dosetor.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post>. Acesso em: 08 ago. 2016.
ANDRADE, J. C. et al. Percepção do consumidor frente aos riscos associados aos alimentos, sua segurança e rastreabilidade. Brazilian Journal of Food Technology. Campinas, v. 16, n. 3, p. 184-191, jul./set. 2013.
ANVISA - AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Guia de Alimentos e Vigilância Sanitária, 2013. Disponível em . Acesso em: 09 ago. 2016.
BATALHA, M. O.; BUAINAIN, A. M.; SOUZA FILHO, H. M. Tecnologia de gestão e agricultura familiar. In: SOUZA FILHO, H. M.; BATALHA, M. O. (Orgs.). Gestão integrada à agricultura familiar. São Carlos: Edufscar, 2005.
BRAGA, D. et al. Comunicação Digital: Interatividade on-line se torna ferramenta de trabalho no setor hortifrutícola, set. 2015. Hortifruti Brasil. Piracicaba, a. 14, n. 149, set. 2015. Disponível em . Acesso em: 28 fev. 2017.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nª 5, de 8 de março de 2004. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2017.
_____. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira, 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2018.
_____._____. Vigitel Brasil 2016. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 de mar. de 2018.
CABEZA, M. D. El sistema agroalimentario globalizado: imperios alimentarios y degradación social y ecologica. Revista de Economía Crítica, n. 10, p. 32-61, 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2016.
CAVALCANTE, A. L. B. L. et al. Design para a Sustentabilidade – um conceito interdisciplinar em construção. Projética - Revista Científica de Design, n. 1, v.3, p. 252-253, 2012.
CONCHON, F. L.; LOPES, M. A. Rastreabilidade e Segurança Alimentar. Boletim Técnico 91. Lavras: Editora UFLA. Disponível em:
es/2012/08/RASTREABILIDADE_fabricio.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2016.
DEMIR, E.; DESMET, P.; HEKKERT, P. Appraisal Patterns of Emotions in Human-Product Interaction. International Journal of Design, n. 3, v. 2, p. 41-51, 2009.
ECONOMY, A. M. Exploring the association between emotions and eating behavior. 2013. 27f. Dissertação (Mestrado) - College of Education, Winona State University, Winona, 2013.
FAO - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA. Cidades mais verdes, 2012. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2015.
_____. Increasing fruit and vegetable consumption to reduce the risk of noncommunicable diseases, 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2016.
FIESP/IBOPE - FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE SÃO PAULO e INSTITUTO BRASILEIRO DE OPINIÃO PÚBLICA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional Fiesp/IBOPE sobre o Perfil do Consumo de Alimentos no Brasil, 2010. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2016.
FILGUEIRA, F. A. R. N. Manual de Olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. Minas Gerais: UFV, 2000.
FONTAINE, J. R. J et al. The world of emotions is not Two-Dimensional. Psychological Science, v.18, n.22, 2007.
FRASCARA, J. Diseño gráfico para la gente. Buenos Aires: Infinito, 1997.
FREIRE, K. Reflexões sobre o conceito de design de experiências. Strategic Design Research Journal, v. 2, n. 1, p. 37-44, 2009.
GEREND, M. A.; MANER, J. K. Fear, Anger, Fruits, and Veggies: Interactive Effects of Emotion and Message Framing on Health Behavior. Health Psychol, v. 30, n. 4, p.420–423, 2011. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2016.
GOMES, J. R.; FRANCA, L. S.; ROCHA, A. L. P. O que sabemos sobre o comportamento dos consumidores brasileiros de produtos ecologicamente corretos ou sustentáveis: uma revisão bibliográfica. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO-AMBIENTE, 14., 2012, São Paulo. Anais eletrônicos... Disponível em: Acesso em: 16 abr. 2018.
HANCOCK, P. A.; PEPE, A. A.; MURPHY, L. L. Hedonomics, the power of positive and pleasurable ergonomics. The Magazine of Human Factors Applications in Ergonomics in Design. Hanover, v. 13. n. 1, p.8-14, 2005.
HEKKERT, P. Design aesthetics: principles of pleasure in design. Psychology Science, n. 2, v. 48, p. 157-172, 2006.
HIRSCHMANN, E. C.; HOLBROOK M. B. Hedonic Consumption: Emerging Concepts, Methods and Propositions. Journal of Marketing, v. 46, n. 3, p. 92-101, 1982.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Agropecuário 2006, 2009. Disponível em: . Acesso em: 28 fev. 2017.
______. Censo Agropecuário 2017: Tabela 6647 - Número de estabelecimento agropecuários por sexo, alfabetização, idade e cor ou raça do produtor - resultados preliminares 2017. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2018.
JULIÃO, L. et al. Direto da Roça. HF Brasil. Piracicaba, v. 159, ago. 2016a. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2016.
JULIÃO, L. et al. Top 10 do Consumo de HF. HF Brasil. Piracicaba, n. 176, mar. 2018. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2018.
JULIÃO, L. et al. Desafios do setor de HF diante do "Bolso mais apertado" do consumidor. HF Brasil. Piracicaba, n. 155, abr. 2016b. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2016.
JULIÃO, L.; SÁBIO, R. P.; GALESKAS, H. Marketing de Hortifrutis. HF Brasil. Piracicaba, n. 109, p. 6-17, 2012. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2016.
MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
_____. Social innovation and design - Enabling, replicating and synergizing. Changing Paradigms: Designing for a Sustainable Future. Mumbai: Vedanta Arts, 2015.
MERINO, E. et al. A Contribuição do Design na Valorização de Produtos Alimentícios Regionais: Projeto Mafra, 2002. Disponível em:
/1852>. Acesso em: 01 mar. 2017.
MORITZ, S. Service Design: Practical Access to an Evolving Field. Londres: MEDes, 2005.
MOZOTTA, B. B. Gestão do Design. Porto Alegre: Bookman, 2011.
NORMAN, D. A. Emotional Design: Why we love (or hate) everything things. Nova Iorque: Basic Books, 2004.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Higiene dos Alimentos – Textos Básicos, 2006. Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2016.
OSGOOD, C. E.; SUCI, G. J.; TANNENBAUM, P. H. The Measure of Meaning. Urbana: University of Illinois Press, 1957.
PEREIRA, P. Z. Proposição de metodologia para o design de embalagem orientada à sustentabilidade. 2012. 421f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Design. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
PETTERSON, R. Message Design. Wien: International Institute for Information Design, 2013.
PORTO, R. G. Processo de identificação em comunidades da agricultura familiar: Da linguagem verbal à visual. 2012. 133f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Design. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de Interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
RENTING, H.; MARSDEN, T.; BANKS, J. Understanding alternative food networks: exploring the role of short food supply chains in rural development. Environment and Planning. v.35, p.393-410, 2003.
SABIO, R. P et al. A vez dos HFs feios. HF Brasil. Piracicaba, n. 148, ago. 2015. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2016.
SCHERER, K. R. On the nature and function of Emotion: A Component Process Approach. In: SCHERER, Klaus R.; EKMAN, Paul (Org.). Approaches to Emotion. Hillsdale: Lawrence Erlbaum, 1984.
SCHRÖDER, M. J. A. Food Quality and Consumer Value. Berlim: Springer, 2003.
SEBRAE - SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. O Design no Agronegócio, 2015. Disponível em:
brae/Anexos/design_segmento_agro.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2017.
SUGIMOTO, A.; SILVA, T. L. K. da; VAN DER LINDEN, J. C. de S. A study on Design and Emotion Books from the 1980 to 2011. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON DESIGN & EMOTION, 8, 2012, Londres. Anais... BRASSETT, J.; HEKKERT, P.; LUDDEN, G.; MALPASS, M., MCDONELL, J. (Ed.). Out of control: Book of Abstracts. London: University of Arts London, 2012.
TOKESHI, H. Efeito dos agrotóxicos no solo, 2003, Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2016.
TONETTO, L. M.; COSTA, F. C. X. Design Emocional: conceitos, abordagens e perspectivas de pesquisa. Strategic Design Research Journal, n. 4, v. 3, p. 132-140, set. 2011.
VEZZOLI, C.; MANZINI E. Design for Environmental Sustainability. London: Springer-Verlag, 2008.
WORLD DESIGN ORGANIZATION – WDO. Industrial Design Definition History. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2017.
ZYLBERSZTAJN, D. Conceitos gerais, evolução e apresentação do Sistema Agroindustrial (Cap. 1). In: ZYLBERSZTAJN, D.; NEVES, M. F. (Org.). Economia e gestão dos negócios agroalimentares: indústria de alimentos, indústria de insumos, produção agropecuária, distribuição. São Paulo: Pioneira, 2000.
Refbacks
- There are currently no refbacks.