Internet das coisas: considerações acerca de consequências para o planejamento urbano e políticas públicas / Internet of things: considerations about consequences for urban planning and public policy

Mário Sérgio Demarzo

Abstract


Ao se observar a aproximação de uma onda na praia, devemos saber que não haverá força que a detenha – exceto, talvez, um cataclismo de grandes proporções. Assim tem sido com as inovações tecnológicas, influenciando nossas vidas em progressão geométrica. É o caso da chamada “Internet das Coisas” (IoT), do inglês “Internet of Things”. Pela internet, a comunicação entre as pessoas expandiu-se, com aparelhos e máquinas que, progressivamente, passaram também a se comunicar com os indivíduos. O que ocorre agora é o avanço da comunicação das máquinas e aparelhos (coisas) entre si. Isso já é observado, quando geladeiras, óculos, elevadores e carros apresentam-se conectados: há casas completamente integradas a essa tecnologia, regulando a iluminação e o ar condicionado dos ambientes, a partir de sensores sensíveis à presença humana, ou que avisam o celular do proprietário, ou as autoridades, de possíveis invasões ou incêndios. Futuramente (mas não tão futuramente assim, pois existem previsões de que ocorra até 2020), a maioria das coisas estará conectada entre si, com impactante resultado no dia-a-dia de pessoas e empresas. As cidades, cada vez maiores e com dificuldades de administração, deverão pensar o seu planejamento em termos da IoT, processando, por exemplo, o número de veículos que nela circulam (e por onde), quais são os tipos e pacientes que se socorrem dos serviços médicos, as necessidades de segurança maior em determinados pontos, etc. Em outras palavras, planejamento urbano e políticas públicas, proximamente, serão impensáveis sem a IoT.


Keywords


Internet das Coisas; Big Data; tag; Analytics; políticas públicas.

References


ALECRIM, Emerson. O que é Internet das Coisas (Internet of Things)? Disponível em

https://www.infowester.com/iot.php. 2016. Acesso em 14.01.17

DEMARZO, Miguel A. F. (Entrevista ao autor) 20.01.17

DRUBSCKY, Luiza. Entenda o que é hashtag (#), para que elas servem e como utilizá-las. Disponível em http://marketingdeconteudo.com/o-que-e-hashgtag/ Acesso em 25.02.17.

DUARTE, Otto Muniz Bandeira et alii.Big Data e suas influências sobre a estratégia das empresas. 2015. Disponível em https://www.gta.ufrj.br/grad/15_1/bigdata/vs.htmlAcesso em 20.01.17.

METANALYTICS , site, s/d. O que é Analytics. Acesso em 22.01.17. Disponível em http://metanalytics.com.br/artigos/o-que-e-analytics/

PICHINI, Paulo H. Internet das Coisas nas empresas: onde está o ROI? 2017. Disponível em

http://adnews.com.br/adarticles/internet-das-coisas-nas-empresas-onde-esta-o-roi.htmlAcesso em 15.02.17.

TARIFA, Alexandre, e NOGARE, Diego. O que é big data e como usar na sua pequena empresa. 2014. Disponível emhttp://exame.abril.com.br/pme/o-que-e-big-data-e-como-usar-na-sua-pequena-empresa/Acesso em 20.01.17

WIKIPEDIA. Internet das Coisas. Disponível em https://pt.wkipedia.org/wiki/internet das coisas . Acesso em 14.01.17

ZAMBARDA, Pedro. ‘Internet das Coisas’: entenda o conceito e o que muda com a tecnologia. 2014. Acesso em 12.01.2017 Disponível em http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/internet-das-coisas-entenda-o-conceito-e-o-que-,ida-com-tecnologia.htmnl


Refbacks

  • There are currently no refbacks.