Relações de mercado em uma propriedade orgânica no município de Quatro Pontes – PR / Market relations in an organic property in the municipality of Quatro Pontes - PR

Ramony Dafne Sbaraini, Nilson Padilha, Eliane Fátima Rocha Engelsing, Eda Cristina Benkendorf, Alberto Feiden

Abstract


O presente trabalho tem como objetivo verificar as relações de mercado da propriedade ressaltando os indicadores de qualidade, relações com consumidores, sistema de marketing e quais as vantagens e desvantagens do sistema de comercialização.Atualmente pequenas propriedades estão investindo na agroecologia e no turismo rural, como uma forma de sobrevivência e consolidação de saberes e práticas, dessa forma buscando uma agricultura ambientalmente sustentável, economicamente eficiente e socialmente justa. Neste panorama, vamos tratar das relações de mercado, que se dá entre o pequeno produtor agroecológico e o consumidor. A propriedade analisada no presente estudo de caso obteve experiências negativas, mas conseguiu de maneira positiva se reorganizar e conta hoje com uma diversidade de produtos para comercialização, entre eles a uva, suco; vinho e mandioca; mel, geleias, compotas, feno, cachaça e diversos licores. Além do restaurante por meio do turismo rural.


Keywords


Agroecologia; Comercialização; Diversificação.

References


AVILÁ, R. Guia rápido de planejamento estratégico. EBOOK, 2014. Disponível em:

DAROLT, M. R. Conexãoecológica: novas relações entre agricultorese consumidores; [colaboração deHadrienConstanty]. – Londrina: IAPAR, 2012.162 p:il.; 24 cm.

JULIAN P.C. A Construção social de mecanismos alternativos de mercado no âmbito da rede Ecovida de agroecologia, 2012. 479f. Dissertação (Doutorado em meio ambiente e desenvolvimento) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

LÜDKE, M. e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACHADO, C.C.; SANT´ANNA, C.M.; SOUZA, A.P.; BRAGA, G.M. Avaliação na satisfação do trabalho de operadores de motosserra. Revista Árvore, Viçosa.v 1, n.1, 1997.

MARQUES, W.L. Fluxo de caixa. Cianorte: Clube dos Autores, 2010.

NIEDERLE, P. A. ALMEIDA, L. e VEZZANI, F.M.Agroecologia: práticas, mercados e políticas para umanova agricultura. —Curitiba: Kairós, 2013.393 p

SANTOS, B. S. Os processos de globalização. In: SANTOS, B. S.(org.). A Globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2005a.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.