As características do aluno da educação a distância na educação superior: uma revisão bibliográfica / The characteristics of the student of distance education in higher education: a bibliographic review

Rodrigo Rodolfo, Michele Domingos Schneider, Elisa Netto Zanette, Nara Cristine Thomé Palácios Cechella, Volmar Madeira

Abstract


Relatam-se, no artigo, os resultados da pesquisa que objetivou investigar as publicações científicas realizadas e publicadas entre 2012 e 2016, acerca do perfil do aluno de cursos de graduação na modalidade de Educação a distância (EaD). Realizou-se um levantamento bibliográfico, utilizando-se as publicações disponíveis nas bases de dados eletrônicas da Revista RBAAD – Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e à Distância e nos Anais do CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a distância. Concluiu-se que a revisão de literatura sobre os estudos realizados mostrou-se restritiva em quantidade de publicações e na análise efetiva do perfil dos acadêmicos. Entretanto, percebeu-se consenso entre os pesquisadores sobre características, competências e habilidades necessárias aos mesmos, nesta modalidade de educação. Outra constatação está na importância dos estudos sobre o perfil do aluno que objetivam subsidiar a construção de estratégias didáticas e pedagógicas para orientação do processo de ensino-aprendizagem e a organização de ambientes de aprendizagem virtual.


Keywords


Educação a distância. Ensino Superior. Perfil do aluno.

References


ARANA. A. M. F.; et al. Elaboração de melhores estratégias pedagógicas em EaD:Uma análise sobre os resultados da avaliação discente. IN: 22° Congresso

Internacional ABED de Educação a Distância, 2012. Anais eletrônicos... Curitiba. 2012. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2012/anais/398f.pdf. Acesso em: 10 abr 2017.

BASSOLI, D. A.; et al. Perfil do egresso do aluno de gestão da produção industrial na modalidade EaD IN: 19° Congresso Internacional ABED de Educação aDistância, 2013. Anais eletrônicos... Curitiba. 2013. Disponível em:

, Acesso em: 10 abr 2017.

BEHAR, P.A. ; SILVA, K.K.A. Mapeamento de Competências: Um foco no aluno daEducação a Distância, CINTED-UFRGS, v. 10, n.3. 2012. Disponível em:

. Acesso em: 08 abr 2017.

BRASIL/MEC. Ministério da Educação Referências de Qualidade na Educação aDistância. 2007. Disponível em: Acesso em: 05dez. 2016.

CORTELAZZO, I.B.C. Prática Pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.

EVANGELISTA, C. R. L.; et al. Perfil do aluno ingressante e suas dificuldades emCursos de Graduação na modalidade à distância em uma Universidade privada localizada no oeste paulista. IN: 22° Congresso Internacional ABED de Educação aDistância, 2016. Anais eletrônicos... Curitiba, 2016. Disponível em: Acesso em: 10 abr 2017.

FELÍCIO, A. C.; CARITÁ, E. C.; OLIVEIRA NETO, J. D. Percepção discente quanto à utilização de rubricas para avaliação da aprendizagem. IN: 19° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2013. Anais eletrônicos... Curitiba, disponível em: Acesso em: 10 abr 2017.

JANUÁRIO, A. M.; SCHEUER, L.; DIAS, N. S. Análise da percepção dos acadêmicos dos cursos tecnólogos presenciais, de uma instituição de ensino superior de cascavel, quanto a inclusão de disciplinas na modalidade de ensino a distância. IN: 21° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2015. Anais eletrônicos... Curitiba, disponível em: . Acesso em: 10 abr 2017.

KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Trad. Francisco CockFontanella. Piracicaba:Editora UNIMEP, 1996.

MORAN, J.M. A.Educação a Distância como opção estratégica. 2011. Disponível em: Acesso em: 15 abr 2017.

OLIVEIRA, L. R. M.; SOUSA, E. C.; RICARTE, M. A. C. O estudo da motivação dos discentes em um curso de graduação a distância, à luz da escala de motivação acadêmica. IN: 21° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2015. Anais eletrônicos... Curitiba, 2015. Disponível em: , Acesso em: 10 abr 2017.

OLIVEIRA, M. R.; PIRES, R. G.; VEIGA, S. A. Percepção dos alunos de cursos a Distância da universidade de taubaté em Relação à disciplina de atividades Complementares. IN: 21° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2015. Anais eletrônicos... Curitiba, disponível em: , Acesso em: 10 abr 2017.

OLIVEIRA, M. R.; VEIGA, S. A.; SANTOS, I. R. Educação a distância: perfil geral e socioeconômico dos alunos dos cursos superiores de tecnologia de uma universidade do cone leste paulista. IN: 21° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2015. Anais eletrônicos... Curitiba, disponível em: , Acesso em: 10 abr 2017.

PRETI, O.; BARBIERI, M. A. Expansão da educação superior a distância em Moçambique: perfis, expectativas e percepções dos estudantes de um programa de cooperação internacional. RBAAD – Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v.12, 2013, Disponível em: , Acesso em: 10 abr 2017.

RAMOS e SILVA, J. A.; OLIVEIRA, F. B.; MOURÃO, L. Fatores que levaram à permanência e ao sucesso dos alunos em um curso a distância IN: 19° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2013. Anais eletrônicos... Curitiba, 2013. Disponível em: Acesso em: 10 abr 2017.

REBOUÇAS, G. F.; RICARTE, M. A. C. As causas da evasão e a relação com o perfil dos Alunos de disciplinas semipresenciais de um centro Universitário de Fortaleza-CE. IN: 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2016. Anais eletrônicos... Curitiba, disponível em: , Acesso em: 10 abr 2017.

ROSA, I. S. Disciplina on-line: dificuldades e facilidades do aluno da graduação IN:19° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2013. Anais eletrônicos... Curitiba, disponível em: , Acesso em: 10 abr 2017.

SAMPIERI, R.H.; COLLADO, C.F.; LUCIO, P.B.. Metodologia de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Macgraw-hill, 2006.

SOUZA, L.B. Educação Superior a Distância: O perfil do ‘‘novo’’ aluno Sanfranciscano. RBAAD – Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v.11, 2012, disponível em: , Acesso em: 10 abr 2017.

STANDER, M. D. P.; HASS, C. M. Políticas públicas de EaD e o perfil dos alunos de Graduação a distância de uma ies privada. IN: 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2016. Anais eletrônicos... Curitiba. Disponível em: , Acesso em: 10 abr 2017.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.