Uma nova reforma do ensino médio e as oportunidades educacionais: ponderações recentes / Una nueva reforma de la escuela secundaria y cómo las oportunidades educativas: consideraciones iniciales

Authors

  • Simone da Costa Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Elione Maria Nogueira Diógenes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-183

Keywords:

Ensino Médio. Nova Reforma. Oportunidades Educacionais.

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar, com base em uma investigação bibliográfica, reflexões iniciais de uma pesquisa de doutorado que analisa as implicações da nova reforma do Ensino Médio para a educação brasileira, sobretudo, para oferta dessa última etapa da Educação Básica. Nesse sentido, este trabalho faz uma análise a partir de autores, como Sfredo e Silva (2016) e Carrano (2017), que avaliam os impactos dessa e de outras reformas voltadas para essa etapa educacional, instauradas ao longo da história, que partiam de perspectivas semelhantes a atual proposta. Desse modo, é possível considerar a partir das discussões aqui levantadas, que a reformulação prescrita pela lei 13.415 reforça o processo de desigualdade educacional, ao mesmo tempo, em que intensifica a natureza e o caráter dual atribuído a essa etapa de ensino pelas diferentes políticas promulgadas no Brasil.

 

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Published

2019-11-18

How to Cite

Silva, S. da C., & Diógenes, E. M. N. (2019). Uma nova reforma do ensino médio e as oportunidades educacionais: ponderações recentes / Una nueva reforma de la escuela secundaria y cómo las oportunidades educativas: consideraciones iniciales. Brazilian Journal of Development, 5(11), 25106–25114. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-183

Issue

Section

Original Papers