Caracterização das argamassas históricas do centro de tradições do município de laranjeiras/SE / Characterization of the historical mortars of the traditions center of orange / SE

Authors

  • Eder D. Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Adriana D. Nogueira
  • Rosane G. L. Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-146

Keywords:

Arquitetura, História, Tecnologia, Conservação, Restauro.

Abstract

Na Tecnologia da Conservação e Restauro, a análise das características das argamassas presentes em edificações históricas, no caso a argamassa do Centro de Tradições da cidade de Laranjeiras no Estado de Sergipe, Nordeste brasileiro, popularmente conhecido como Trapiche de Laranjeiras, possivelmente edificado no século XVIII, além de possibilitar conhecer a produção de argamassas antigas e buscar alternativas para “curar” patologias relacionadas a fenômenos como umidades, cristalizações, “leprosidades” e outros agentes aos quais os objetos patrimoniais estão suscetíveis, resulta em uma metodologia de leitura historiográfica, a partir dos elementos construtivos desta edificação que podem prover subsídios para (re)escrever a história do universo açucareiro nos interiores do Nordeste brasileiro. Além do correto saneamento das patologias que atualmente atacam as paredes desta edificação, este artigo demonstra como a pedra calcária passa a fazer parte dos alicerces e estruturas das edificações de Sergipe, seu corte e assentamento, como a coloração destas pedras, brancas e amarelas, estão presentes nos pigmentos usados nas caiações das paredes e dos fingidos das pilastras laterais das construções e a composição das argamassas a base de cal, arenoso e argila vermelha pisoteada pelos escravos utilizadas nesta edificação. Ao demonstrar rotinas e resultados de ensaios de caracterização e tratamento das argamassas históricas, como teor de umidade, sais solúveis, traço e granulometria das argamassas e sua cor, junto com elementos e técnicas construtivas aplicadas na edificação de um Trapiche, produz-se um diálogo de conhecimento entre a Tecnologia da Conservação e Restauro, a História e Teoria da Construção e o Saber Fazer local, descortinando possibilidades para agregar valores historiográficos na descrição mais completa de uma edificação representativa de 300 anos da arquitetura colonial e imperial no Brasil, proporcionado informações capazes de subsidiar instrumentos para a proteção do patrimônio cultural frente as suas diversas dimensões.

 

References

AZEVEDO, Esterzilda Berenstein de. Arquitetura do Açúcar. São Paulo: Nobel, 1990.

AZEVEDO, Paulo Ormindo de. (Coord.) Plano Urbanístico de Laranjeiras. Salvador: Grupo de restauração e renovação arquitetônica. Salvador: FAU-UFBA, 1974.

BAHIA. Secretaria da Indústria e Comércio. IPAC-BA: Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia. Salvador: Secretaria da Indústria e Comércio, 1975-2002. 7v.

BUENO, Francisco da Silveira. MINIDICIONÁRIO DA LÍGUA PORTUGUESA. 6 ed. São Paulo: Editora LISA, 1992.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 46 ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

GOMES, Geraldo. Engenho e Arquitetura. Recife: FUNDAJ; Ed. Massangana, 2006.

LOUREIRO, Kátia Afonso da Silva. Arquitetura Sergipana do Açúcar. Aracaju: FUNCAJU, 1999.

NASCIMENTO, José Anderson. Sergipe e seus Monumentos. Aracaju: Gráfica J. Andrade, 1981.

NOGUEIRA, Adriana Dantas; NUNES, Verônica Maria Meneses (org.). O Despertar do Conhecimento na Colina Azulada: A Universidade Federal de Sergipe em Laranjeiras. Vol. I. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2009.

OLIVEIRA, Mario Mendonça de. Tecnologia da conservação e da restauração – materiais e roteiros: um roteiro de estudos. Salvador: EDUFBA/ABRACOR, 2002.

Oliveira, Philadelpho Jonathas de. Registros de fatos historicos de Laranjeiras. Aracaju: Casa Avila, 1942.

PIRES, Fernando Tasso Fragoso; GOMES, Geraldo. Antigos engenhos de açúcar no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

POLIÃO, Marcos Vitruvio. Da Arquitetura. Tradução de Marcos Aurélio Lagonegro. São Paulo: HUCITEC, 1999.

PORTO, Fernando de Figueiredo. Alguns nomes antigos do Aracaju. 2 ed. Aracaju: Gráfica J. Andrade, 2011.

PROJETO DE RESTAURAÇÃO CENTRO DE TRADIÇÕES DE LARANJEIRAS. Identificação e conhecimento do bem. Aracaju: IPHAN, maio de 2012.

RODRIGUEZ, José Coscollano. Restauración y Rehabilitación de edifícios. Madrid: THONSON/PARANINFO, 2003.

VASCONCELLOS, Silvio. Arquitetura no Brasil: Sistemas Construtivos. Belo Horizonte: UFMG, 1979.

Published

2019-11-14

How to Cite

Silva, E. D., Nogueira, A. D., & Santos, R. G. L. (2019). Caracterização das argamassas históricas do centro de tradições do município de laranjeiras/SE / Characterization of the historical mortars of the traditions center of orange / SE. Brazilian Journal of Development, 5(11), 24681–24700. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-146

Issue

Section

Original Papers