Política pública e educação: reflexões sobre as políticas educacionais para Educação do Campo/ Public policy and education: reflections on educational policies for rural education.
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-131Keywords:
Políticas Educacionais. Educação do Campo. Educação.Abstract
Diante das transformações sociais, políticas e econômicas na atualidade propõe discutir sobre as políticas educacionais para educação do campo implantadas nos últimos anos com a finalidade de ampliar a escolaridade e reduzir a desigualdade no espaço rural. O objetivo é analisar os impactos das políticas educacionais para educação do campo e os resultados no meio rural, tendo como problema, as políticas educacionais para campo tem conseguido reduzir a desigualdade social e melhorar os índices educacionais? Utilizou metodologicamente a pesquisa bibliográfica com base em livros, teses e artigos científicos que discutem políticas públicas para o campo. As análises conduzem para compreender dois aspectos: de um lado, constata os avanços na implantação das políticas educacionais para redução da desigualdade social e melhorar o nível de escolarização dos sujeitos do campo; por outro lado, evidencia a concentração latifundiária e expansão do capital, provocando maior exploração e exclusão social no meio rural.
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