Análise de riscos ocupacionais através de ferramentas gerenciais: estudo de caso em laboratório de tecnologia de alimentos / Analysis of occupational risks through management tools: case study in food technology laboratory

Authors

  • Kerolayne Santos Leite
  • Aline Karla Barbosa da Silva
  • Ana Helena Mousinho Caldas
  • Denise Dantas Muniz
  • Eduardo Braga Costa Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n7-438

Keywords:

Laboratórios. Ferramentas gerenciais. Análise Preliminar de Risco. Matriz GUT. Diagrama de causa e efeito.

Abstract

Os mais variados campos de trabalho apresentam condições de risco à saúde e a segurança de seus trabalhadores. O mesmo ocorre em alguns ambientes dentro de instituições de ensino, como laboratórios, e para identificação desses riscos algumas ferramentas gerenciais podem ser aplicadas para garantir a segurança ambiental e ocupacional no ambiente de trabalho. Considerando tais aspectos, este estudo de caso teve por objetivo analisar os riscos existentes em um laboratório de tecnologia de alimentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) campus I através da aplicação de ferramentas gerenciais mediante Análise Preliminar de Risco (APR) e Matriz Gravidade, Urgência e Tendência (GUT) para a identificação e priorização dos riscos. O risco classificado como o de maior prioridade foi a “exposição dos pesquisadores a vapores da autoclave” e através do diagrama de causa e efeito foi possível conhecer as possíveis causas desse risco e propor medidas de controle por meio da utilização adequada de equipamentos de proteção individual e coletivo, treinamentos aos usuários e manutenção do equipamento para melhorar a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

References

BELASCO, F. G. Gerenciamento de Riscos, técnicas de análise de riscos. Material de apoio – Notas de aula. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011.

BENITE, A. G. Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho para empresas construtoras. 236p.Dissertação (Mestrado) - Departamento de Engenharia de Construção Civil, Universidade de São Paulo, 2004.

BRANDALIZE, M. V. Avaliação de Riscos Ambientais em um Laboratório de Pesquisa. 53p. Monografia de Especialização - Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora n 9: nota técnica. Brasília: Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, 1978.

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

COUTO, J. M. A.; ZAUMA, F.; KANDA, P. Y. Avaliação de riscos químicos: Estudo de caso de um laboratório de análises físico-químicas de alimentos. In: VII Congresso Brasileiro De Engenharia De Produção, 2017. 9p.

DE CICCO, F.; FANTAZZINI, M. L. A identificação e análise de riscos. Revista Proteção - Suplemento especial nº 2, Novo Hamburgo, n. 28, abril, 1994.

FERREIRA, I. A et al. Utilização de Ferramentas Gerenciais na Avaliação de medidas de controles de riscosno trabalho: estudo de caso em canteiro de obras na cidade de João Pessoa/PB. In: Anais Do V Simpósio De Engenharia De Produção – SIMEP, 2017. p. 2782-2799.

FERROLI, P. C. M.; LIBRELOTTO, L. I.; FERROLI, R. H. Discussão Conceitual dos possíveis desdobramentos dos processos de fabricação de produtos. Disponível em: http://www.abepro.org.br/ Acesso em: 1 maio.2018.

G1. Aluna da UEPB sofre queimaduras após explosão em laboratório. Disponível em http://g1.globo.com/ Acesso em 4 maio.2018.

GOMES, P. C. R.; OLIVEIRA, P. R. A. Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho. Brasília: W Educacional e Cursos LTDA, 2012. 63 p.

ISHIKAWA, K. Controle de qualidade total: à maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campos, 1993.

LIMA, H, S.; SILVA, R. N. T. Levantamento dos principais riscos ambientais nos laboratórios de química do IFPE – campus Ipojuca. In: Congresso de Iniciação Científica do IFPE, 2011.6p.

MARSHALL, J. I et al. Sistema de Gestão da qualidade. 9ed. Rio de Janeiro: editora FGV, 2008.

O GLOBO. Acidente em laboratório da UnB deixa dois feridos. Disponível em: http://oglobo.globo.com/ Acesso em 7 junho 2017.

O GLOBO. Explosão provoca susto em laboratório de Recife. Disponível em: https://oglobo.globo.com/ Acesso em 20 junho 2018.

PERIARD, G. Matriz GUT – Guia completo. Disponível em http://www.sobreadministracao.com/ Acesso em 20 abril 2018.

SANGIONI, L. A.; PEREIRA, D. I. B.; VOGEL, F. S. F.; BOTTON, S. A. Princípios de biossegurança aos laboratórios de ensino universitários de microbiologia e parasitologia. Ciência Rural, v.43, n.1, 2013.

SHINZATO, M. P.; SCARIOT, E. M.; HESS, S. C. Avaliação de riscos ambientais em laboratórios do centro de ciências biológicas e da saúde da universidade federal de Mato Grosso do Sul – CCBS/UFMS. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009. 25p.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Manual de segurança para proteção química, microbiológica e radiológica. Disponível em http://www.higieneocupacional.com.br/ Acesso em: 8 maio 2018.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

WEGE, D. Guia Hazoper: Análises de Riscos de Sucesso. APP, APR e HAZOP. S. ed., 2014.

ZOCCHIO, A. Prática de prevenção de acidentes: ABC da segurança do trabalho. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1977.

Published

2018-09-04

How to Cite

Leite, K. S., Silva, A. K. B. da, Caldas, A. H. M., Muniz, D. D., & Santos, E. B. C. (2018). Análise de riscos ocupacionais através de ferramentas gerenciais: estudo de caso em laboratório de tecnologia de alimentos / Analysis of occupational risks through management tools: case study in food technology laboratory. Brazilian Journal of Development, 4(7), 3959–3974. https://doi.org/10.34117/bjdv4n7-438

Issue

Section

Original Papers