Aulas de percepção com flauta doce: um relato de experiência com arranjos para coletivo de instrumento musical no ceep em música / Sweet flute perception classes: a reporting arrangements experience report for musical instrument collective in ceep in music

Authors

  • Cristina Mª Carvalho Nascimento Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Judith Eny Paes Leite

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-056

Keywords:

Educação musical. Composição. Ensino coletivo

Abstract

Este trabalho relata a proposta da inclusão do estudo da flauta doce como instrumento facilitador de aprendizagem nas aulas de Percepção Musical do Centro Estadual de Educação Profissional em Música, localizado na cidade de Salvador, Bahia. As turmas contempladas são do primeiro e segundo anos técnicos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional com alunos na faixa etária entre 15 e 18 anos de idade. Ao ingressar no curso técnico de instrumento musical, estes alunos elegem um dos instrumentos ofertados pelo CEEP Música para sua principal dedicação e formação como instrumentista, desenvolvendo seu estudo por quatro anos. Neste ano letivo de 2017, durante as aulas de percepção musical, adotamos a prática da flauta doce como segundo instrumento de estudo para que esses alunos tivessem a oportunidade de internalizar melodia e ritmo de forma prática, auxiliando a afinação nas práticas de solfejo. O estudo da música, portanto tem se desenvolvido não só pela escuta e vocalização dos caminhos já normatizados da percepção, mas também e inclusive pelo estudo de um instrumento suplementar melódico e pela composição para duos e trios criadas pelos próprios alunos a partir de solfejos dados previamente ou ditados. A relação construída entre os estudantes no processo de aprendizagem em cada apresentação de trabalhos tem se fortalecido substancialmente, independente das atividades regulares promovidas, uma vez que já escrevem suas próprias composições para grupos de instrumentos distintos, além de as executarem na flauta doce. Este modelo de aula de percepção desenvolvido no CEEP em Música tem sido um diferencial na relação ensino-aprendizagem dado pela ênfase na composição e prática instrumental. O resultado final é a formação de uma orquestra escolar onde reuniremos todos os alunos das séries subsequentes com arranjos para música popular brasileira.

 

 

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Published

2019-11-06

How to Cite

Nascimento, C. M. C., & Leite, J. E. P. (2019). Aulas de percepção com flauta doce: um relato de experiência com arranjos para coletivo de instrumento musical no ceep em música / Sweet flute perception classes: a reporting arrangements experience report for musical instrument collective in ceep in music. Brazilian Journal of Development, 5(11), 23416–23425. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-056

Issue

Section

Original Papers