Equidade de gênero e movimento social: a militância em defesa de novas relações no semiárido Baiano / Gender equity and social movement: militancy in defense of new relations in the Bahian semiarid

Authors

  • Pedro Paulo Souza Rios
  • André Ricardo Lucas Vieira
  • Agda Arilma dos Santos Rios Matos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-036.

Keywords:

Gênero, Movimento Social, Semiárido.

Abstract

O advento do novo século trouxe para a humanidade uma extensa e inesgotável pauta que precisa ser

refletida e analisada. No atual modelo de sociedade nada está posto como pronto, somos seres em processo, nessa perspectiva, poderíamos dizer que as relações humanas são construídas e estabelecidas a partir das necessidades/interesses políticos, sociais, culturais, econômicos e territoriais. Dessa maneira intensifica-se o debate e a reflexão em torno de questões tidas e consideradas tabus pela sociedade, como: sexualidade, orientação sexual, preconceito racial e étnico, além da garantia de direitos de categorias como mulheres. Gênero é outra categoria, que nas últimas décadas saiu do anonimato, e passou a ser pensada e discutida. Vale salientar a importante contribuição dos movimentos sociais, inicialmente o movimento feminista e posterior outros movimentos em defesa dos direitos humanos, das organizações não governamentais, das Pastorais Sociais dentre outros setores que se debruçaram sobre essa temática. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa. A metodologia utilizada na pesquisa foi a etnográfica. Esse estudo foi desenvolvido no Projeto de Assentamento Nova Canaã – Pindobaçu – no Semiárido Baiano. O Movimento CETA – Coordenação Estadual dos Assentados e Assentadas da Bahia é o responsável pela posse da área. Historicamente, nos movimentos sociais há toda uma preocupação com as questões de gênero. Todos os espaços do Assentamento podem ser considerados espaços de formação. A formação, escolar e não escolar, dessa maneira, compreende-se a educação como um processo de formação humana na conquista do território e espacialização do posseiro e da posseira.

 

 

References

BANDEIRA, Lourdes Maria. Feminismo: Memória e História. In: SALES, Celecina de Maria Veras, AMARAL, Célia Chaves Gurgel do ESMERALDO, Gema Galgani Silveira Leite (orgs.). Feminismo: Memória e História. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2000.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. Tradução: Sérgio Milliet. Vol.1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1949.

BELTRÃO, K.I? ALVES, J.E.D. A rever são do hiato de gênero na educação brasileira no século XX. ABEP, 2004. Disponível em http://www.metas2015.unb.br/Documentos/Educacao%20Universal/Reversao%20do%2 0hiato%20de%20genero%20na%20educacao.pdf.

BOGO, A. (1999). Lições da luta pela terra. Salvador: Memorial das Letras.

FERRAZ, Raimundo Cassiano. Gênero, masculinidade e docência: visões dos alunos de pedagogia. UFPB, João Pessoa – PB, 2008.

GOHN, M. da G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. v. 1.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1995.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf.

LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis – RJ: Vozes. 2007.

Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – PCN, 1997. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=content&task= view&id=263&Itemid=253.

RIBEIRO, Marlene. O camponês como sujeito/ objeto da História: elementos para uma teoria. III ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO. Anais... Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, Bahia, 2000.

SALVARO, Giovana Ilka Jacinto. Jornadas de trabalho de mulheres e homens em um assentamento do MST. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104 026X2004000100017&lang=pt>.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, jul./dez. 1995.

Published

2019-11-04

How to Cite

Rios, P. P. S., Vieira, A. R. L., & Matos, A. A. dos S. R. (2019). Equidade de gênero e movimento social: a militância em defesa de novas relações no semiárido Baiano / Gender equity and social movement: militancy in defense of new relations in the Bahian semiarid. Brazilian Journal of Development, 5(11), 23129–23143. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-036.

Issue

Section

Original Papers