Análise dos hábitos alimentares e da prática de atividade física em discentes de medicina / Analysis of alimentary habits and physical exercise on medicine students

Authors

  • Cyndel Santiago da Costa
  • Beatriz Nogueira Porto
  • Cassiano Coelho de Almeida
  • Denis Masashi Sugita
  • Humberto Ramos Crispim
  • Matheus Ferreira de Sena Pedro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-030

Keywords:

Obesidade, Hábitos alimentares, Estudantes, Medicina

Abstract

A obesidade é definida como o ganho de peso resultado de balanços energéticos positivos, é uma doença crônica contemporânea em crescimento, na qual o excesso de gordura acumulada pode trazer complicações para a saúde. Diante disso, o principal objetivo do estudo é investigar como os hábitos alimentares e a prática de atividade física, atuam como fator de risco para ganho de peso em discentes de uma instituição de ensino superior. Este é um estudo do tipo transversal, observacional, com abordagem quantitativa realizado em discentes de 1° ao 8° período do curso de medicina do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Foram aplicados o Questionário Internacional de Atividade Física versão curta (IPAQ) para avaliação da atividade física, e o questionário 10 passos para uma alimentação saudável para avaliação dos hábitos alimentares. Foi realizada análise de 435 questionários, constatou-se que 73,1% possui alimentação parcialmente adequada e 34,0% se enquadra na classificação Ativo no Questionário Internacional de Atividade Física versão curta (IPAQ) sendo que não houve diferença significativa entre os períodos. Evidenciou-se que a classificação Ativo e a Parcialmente Adequada do questionário alimentar tiveram maior frequência em relação as demais, tanto em relação aos períodos quanto aos sexos. Notou-se que houve aumento do sedentarismo do 1º ao 8º período, porém este não ocorre de maneira linear. Dessa forma, diante dos determinantes atividade física e alimentação serem fatores importantes para uma vida saudável e seus bons hábitos atuam na prevenção de sobrepeso e obesidade, observa-se importância desse estudo na área médica.

References

BANKOFF, A.D.P. et al. Doenças crônicas não transmissíveis: história familiar, hábitos alimentares e sedentarismo em alunos de graduação de ambos os sexos. Revista Saúde e Meio Ambiente, v. 5, n. 2, p. 37- 56, 2017.

BUSATO, M.A. et al. Ambiente e alimentação saudável: percepções e práticas de estudantes universitários. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 36, n. 2, p. 75-84, 2015.

CASTRO JÚNIOR, E.F. et al. Avaliação do nível de atividade física e fatores associados em estudantes de medicina de Fortaleza – CE. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 34, n. 4, p. 955-967, 2012.

COELHO, V.G. et al. Perfil lipídico e fatores de risco para doenças cardiovasculares em estudantes de medicina. Arq Bras Cardiol, v. 85, n. 1, p. 57-62, 2005.

DE FIGUEIREDO, E.T. et al. Influência da rotina acadêmica na prática de atividade física emgraduandos de Medicina. Rev Bras Clin Med, v. 7, p. 174-176, 2009.

DIRETRIZES BRASILEIRAS DE OBESIDADE. Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade da Síndrome Metabólica. ABESO 4ª ed. São Paulo, 2016.

FRANCISCHI, R.P.; PEREIRA, L.O.; LANCHA JUNIOR, A.H. Exercício, comportamento alimentar e obesidade: revisão dos eventos sobre a composição corporal e parâmetros metabólicos. Revista Paulista de Educação Física, v. 15, n.2, p. 117-140, 2017.

HEINISCH, R.H.; ZUKOWSKI, C.N.; HEINISCH, L.M.M. Fatores de risco cardiovascular em acadêmicos de medicina. Arquivos Catarinenses de Medicina, v. 36, n. 1, p. 76-84, 2007.

LESSA, S.S.; MONTENEGRO, A.C. Avaliação da prevalência de sobrepeso, do perfil nutricional e do nível de atividade física nos estudantes de medicina da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas-UNCISAL. Rev. Soc. Bras. Clín. Méd, v. 6, n. 3, p. 90-93, 2008.

MARQUES, M.O.T. Prevalência de obesidade e sobrepeso em acadêmicos do curso de graduação em medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. 2008. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

MUSAIGER, A. O. et al. Disordered eating attitudes among university students in Kuwait: the role of gender and obesity international. Journal of Preventive Medicine, Washington, v. 7, n. 67, 2016.

PITANGA, F.J.G. et al. Atividade Física no Tempo Livre, porém não Atividade Física no Deslocamento, está Associada com Risco Cardiovascular em Participantes do ELSA-Brasil. Arq Bras Cardiol, v. 110, n. 1, p. 36-43, 2018.

SANTOS, I.J.L. et al. Avaliação da prevalência de obesidade e sobrepeso entre estudantes de Medicina da Universidade Severino Sombra, Vassouras-RJ. Revista Fluminense de Extensão Universitária, v. 6, n. 1/2, p. 13-20, 2016.

Published

2019-11-04

How to Cite

da Costa, C. S., Porto, B. N., de Almeida, C. C., Sugita, D. M., Crispim, H. R., & de Sena Pedro, M. F. (2019). Análise dos hábitos alimentares e da prática de atividade física em discentes de medicina / Analysis of alimentary habits and physical exercise on medicine students. Brazilian Journal of Development, 5(11), 23024–23035. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-030

Issue

Section

Original Papers