Conceitos de gestão pública aplicados na percepção e na atuação de diretores de escolas: conhecimento ou desconhecimento / Concepts of public management applied in the perception and performance of school principals: knowledge or ignorance

Carla Ferreira Aguirre

Abstract


Este estudo teve por objetivo verificar os conceitos de Gestão Pública aplicados na atuação de diretores de escolas públicas do município de Santana do Livramento. E para que tal objetivo fosse atingido, optou-se pela realização de um estudo de caso com um grupo de professores que viessem a promover a reflexão com relação percepção da aplicação de procedimentos legais na atuação dos gestores que passam pela escola. Estudo de caso/qualitativo/exploratório descritivo/análise de conteúdos. Como resultado, observou-se que, o gestor escolar com base nos conceitos de Gestão Pública deve ser mais do que um membro da equipe diretiva, ele deve assumir o papel de incentivador e recriador de novos espaços voltados para garantia da qualidade de ensino, além de ter qualificação para aplicar de forma equânime e eficiente os recursos que chegam até a escola.


Keywords


Educação; Gestor Escolar; Qualidade.

References


AZEVEDO, F. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana, 2010.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A. Fundamentos da Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas 2003.

MOREIRA, A. M. A. Progestão: como gerenciar os recursos financeiros?, Módulo VI. Brasília: CONSED-Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.

TEIXEIRA, B. e MALINI, E. Formação de Diretores: Exigência à melhoria da Gestão Escolar. Disponível em: . Acesso em 20 out. 2016.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.