Construindo olhares e práticas não medicalizantes em educação e saúde no município de Vitória-ES/ Building non medicalizing look and practices in education and health in Victoria-ES

Authors

  • Elizabete Bassani
  • Jair Ronchi Filho
  • Simone Cardoso Lisboa Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-311

Keywords:

Práticas Desmedicalizantes, Medicalização da Educação, Formação Profissional.

Abstract

Estudos revelam uma grande procura por atendimento médico para alunos de escolas públicas, em Unidades de Saúde de várias regiões brasileiras. Essas crianças e adolescentes, muitas vezes, são encaminhadas devido à queixa no âmbito escolar, especialmente por problemas de aprendizagem e comportamentais, e passam a fazer parte da Educação Especial. A resposta dominante, dos profissionais desses serviços de saúde, é uma prática que vem se generalizando: o diagnóstico de diversos transtornos e indicação de medicação, na grande maioria dos casos, em que o Metilfenidato é o mais prescrito. O Brasil é o segundo mercado consumidor mundial dessa substância, sendo a região Sudeste a que apresenta o maior número absoluto desse consumo. Os dados da cidade de Vitória são preocupantes, pois é a terceira capital brasileira com grande consumo desse medicamento. Diante desses dados, desenvolvemos um projeto de extensão, que teve início em 2016, com o objetivo de promover estudos e formação de professores de escolas públicas localizadas na região da Grande Vitória, assim como de profissionais de saúde e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e de outras instituições de ensino. Entre as atividades desenvolvidas, realizamos encontros quinzenais de estudos tendo como tema a Medicalização da Educação. Além de estudo, são exibidos filmes e realizada análise de casos e situações vivenciadas pelos participantes. Organizamos palestras, congressos, seminários, encontros, cursos de atualização e realizamos convênios com entidades e grupos locais e nacionais. Participamos de reuniões com equipes de secretarias estaduais e municipais e com o corpo técnico de escolas públicas.Temos hoje uma ampla procura, para nosso grupo de estudos, de um público heterogêneo composto de alunos de graduação da Ufes e de outras instituições de ensino superior, professores de escolas públicas municipais e estaduais do Espírito Santo e de profissionais da área de saúde. Após alguns meses, de funcionamento do grupo, começamos a ser convidados para encontros, palestras, mesas e seminários no Espírito Santo e em outros Estados. Esses convites tiveram como demanda a formação de professores e de profissionais da área de saúde, a partir da realização de discussões sobre a Medicalização, principalmente no âmbito da Educação Especial.  

References

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ANVISA. Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde (BRATS). N° 23.Metilfenidato no tratamento de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, 2013.

BARBOSA, J. I. C.; SILVARES, E. F. M. Uma caracterização preliminar das clínicas-escola de Fortaleza. Estudos de Psicologia, v. 11, n. 3, p. 50-56, 1994.

SANTOS, M. A. Caracterização da clientela de uma clínica psicológica da Prefeitura de São Paulo. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 40, p. 79-94, 1990.

SILVARES, E. Descrição comportamental e sócio-econômica da população infantil de uma clínica-escola de psicologia de São Paulo. Relatório Científico, 1989. [mimeografado].

SOUZA, M. P. R. de. A queixa escolar e a formação do psicólogo. Tese (doutorado), São Paulo: Instituto de Psicologia-USP, 1996.

SOUZA, M. P. R. de. Formação do psicólogo para atendimento a problemas de aprendizagem: desafios e perspectivas. Estilos da Clínica, v.5, n. 9, p. 134-154, 2000.

Published

2019-10-24

How to Cite

Bassani, E., Filho, J. R., & Pereira, S. C. L. (2019). Construindo olhares e práticas não medicalizantes em educação e saúde no município de Vitória-ES/ Building non medicalizing look and practices in education and health in Victoria-ES. Brazilian Journal of Development, 5(10), 21639–21648. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-311

Issue

Section

Original Papers