Capacitação de agentes mirins no combate à dengue por meio de metologia lúdica / Training of mirin agents in combating dengue through playing methodology

Authors

  • Bráulio Brandão Rodrigues Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Rayssa Ferreira Diniz Fernandes
  • Rodrigo de Souza Bonfim
  • Rhavila Cristina Rezende
  • Yuri Viktor Porto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-291

Keywords:

Dengue. Metodologia lúdica. Educação em Saúde. Intervenção Precoce.

Abstract

Objetivo: Relatar a experiência sobre a capacitação de crianças como agentes mirins no combate à dengue, utilizando metodologias lúdicas. Relato de experiência: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo vivenciado por acadêmicos do curso de Medicina da UniEVANGÉLICA. A experiência está inserida nos projetos de extensão do curso e se desenvolveu através do Projeto UniEVANGÉLICA Cidadã Itinerante. Com o intuito de estimular a adesão das crianças à ação educativa e de tornar a linguagem de ensino mais compreensível, realizou-se uma atividade dinâmica, composta por ilustrações, que promovesse interação entre os estudantes e as crianças, concomitante ao diálogo informativo. A atividade abarcou crianças de variadas idades, que atraídas pelas dinâmicas utilizadas, interagiram com os acadêmicos expondo suas experiências prévias com o assunto, e com isso houve uma troca de saberes entre os envolvidos. Além disso, percebeu-se que a ação teve grande adesão das crianças e jovens do local devido sua natureza lúdica, inclusive houve grande interesse pelo jogo do “Certo ou Errado”. Conclusão: A educação em saúde é fator de indispensável ao combate a dengue. O uso de metodologias lúdicas facilita o ensino de atitudes e conhecimentos às crianças. A ação teve um impacto positivo para as crianças, que motivadas a se tornarem agentes mirins, podem promover saúde a aqueles que os cercam.

 

 

References

CARMO, Mônica Cristina Lopes; CASTRO, Luiza Carla Vidigal. Educação nutricional para pré-escolares: uma ferramenta de intervenção. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 11, n. 18, p. 66-79, 2014.

COSCRATO, Gisele; PINA, Juliana Coelho; DE MELLO, Débora Falleiros. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, v. 23, n. 2, p. 257-263, 2010.

COSTA, Elisângela et al. Desafios da prevenção e controle da dengue na fronteira Brasil/Bolívia: representações sociais de gestores e profissionais da saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 28, p. e280415, 2019.

FREITAS, Nívia Magalhães da Silva et al. Relações entre ciência, sociedade e cidadania: uma abordagem a dengue no ensino de ciências. Ensino de Ciência e Tecnologia em Revista, v.8, n.1, 2018.

LIMA, Estelita Pereira; GOULART, Marília Oliveira Fonseca; NETO, Modesto Leite Rolim. Meta-analysis of studies on chemical, physical and biological agents in the control of Aedes aegypti. BMC public health, v. 15, n. 1, p. 858, 2015.

MARTINS, Francisca Eugênia Paiva et al. Promoção à saúde no combate à dengue em Sobral (CE): relato de experiência. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 1, 2016.

MONTEIRO, Emília Aureliano de Alencar et al. Resgate da concepção criativa e humanizada no processo pedagógico da educação nutricional. Rev. bras. nutr. clín, v. 23, n. 1, p. 51-55, 2008.

OLIVEIRA, Rhaquel de Morais Alves Barbosa; ARAÚJO, Fernanda Montenegro de Carvalho; CAVALCANTI, Luciano Pamplona de Góes. Aspectos entomológicos e epidemiológicos das epidemias de dengue em Fortaleza, Ceará, 2001-2012. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 27, p. e201704414, 2018.

PINTO, Eliana Goldman Santos Goldman, et al. “Dengue, aqui o mosquito não vem!”: um relato de experiência. Revista de extensão e cultura, v.10, n.1, 2016.

RODRIGUES, Diogo Alves et al. Práticas educativas em saúde: o lúdico ensinando saúde para a vida. 2. DOENÇAS OCUPACIONAIS: CONHECIMENTO DE FUNCIONÁRIOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, 13-20, v. 34, p. 84, 2015.

ZARA, Ana Laura de Sene Amâncio et al. Estratégias de controle do Aedes aegypti: uma revisão. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 25, p. 391-404, 2016.

Published

2019-10-23

How to Cite

Rodrigues, B. B., Fernandes, R. F. D., Bonfim, R. de S., Rezende, R. C., & Porto, Y. V. (2019). Capacitação de agentes mirins no combate à dengue por meio de metologia lúdica / Training of mirin agents in combating dengue through playing methodology. Brazilian Journal of Development, 5(10), 21356–21363. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-291

Issue

Section

Original Papers