A correlação das teorias de Maslow e Walton aplicada na análise de qualidade de vida no trabalho de profissionais de uma empresa do comércio calçadista / The correlation of Maslow and Walton theories applied in life quality analysis in professional work

Luciane Cristina Ribeiro dos Santos, Evandro Lau de Andrade, Sidele Woehl

Resumo


Este artigo tem o intuito de mostrar a correlação da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) entre as teorias de Maslow e Walton, analisando um questionário aplicado em uma unidade de um grupo de empresas do ramo calçadista do varejo, localizada na região metropolitana de Curitiba. A unidade pesquisada não autorizou a divulgação de seu nome fantasia, portanto, será denominada: Calçados Ltda., esta não possui programas de QVT. A metodologia de pesquisa foi quantitativa e qualitativa: a primeira por meio de questionário elaborado em escala Likert: discordo plenamente, discordo, nem concordo nem discordo, concordo e concordo plenamente, enquanto a segunda caracteriza-se por entrevistas informais com a gerência e colaboradores da Calçados Ltda. O objetivo geral deste artigo foi identificar a correlação das teorias de Maslow e Walton. Dessa forma, foi identificado pontos em comum entre os autores em questão, a partir da aplicação do questionário adaptado do modelo QWLQ 78. Os resultados apontam para indicadores de QVT que poderiam ser reduzidos se a empresa percebesse na teoria e modelos motivacionais, tais como, a de Walton e de Maslow, quais são as inspirações, necessidades e fatores para  a obtenção de resultados satisfatórios.

 

Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Indicadores motivacionais. Teoria das necessidade de Maslow. Teoria de Walton.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.