Discursos sobre a sexualidade e o corpo da mulher nas hqs: reproduções e desconstruções / Speech about women's sexuality and body in hqs: reproductions and deconstructions

Authors

  • Ana Paula Oliveira Barros Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-272

Keywords:

HQ, corpo, imagem, sexualidade, gênero.

Abstract

Podemos dizer que as histórias em quadrinhos fazem parte de um contexto histórico e social específico e são produzidas por sujeitos históricos situados, e assim colaboram com os valores que permeiam determinada sociedade. Por isso, devemos sempre fazer uma leitura crítica das HQs, analisando-as enquanto linguagem e levando sempre em consideração os discursos, sejam eles hegemônicos ou não, ali inerentes. Assim, sendo a HQ um dos principais produtos da Indústria Cultural e espaço privilegiado de comunicação não verbal, ela torna-se uma rica referência de construção da imagem da mulher, que muitas vezes acaba reificando o corpo e a sexualidade feminina com o intuito de satisfazer o gênero masculino. Desta forma, a pesquisa aqui proposta tem por interesse analisar os discursos relacionados ao corpo e a sexualidade feminina presente nas HQs, tanto nas produzidas por homens quanto por mulheres. Isto torna possível averiguar até que ponto há, por parte das quadrinistas mulheres, uma reprodução ou desconstrução de certos discursos e estereótipos imagéticos considerados patriarcais. Com o intuito de cumprir com o propósito de responder minha pergunta de trabalho: “os discursos, presentes nas obras de quadrinistas mulheres, acerca da sexualidade e do corpo da mulher, subvertem o discurso patriarcal presente nas HQs produzidas por homens?”, tomarei como análise as principais obras presentes no mercado, levando em consideração os principais estereótipos referentes ao papel que a mulher exerce nas histórias, entre eles: a mãe/dona de casa, a criança, a mocinha, a super heroína, a vilã, a irreverente e a sedutora. 

 

 

References

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo – volume único. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BOFF, Ediliane de Oliveira. De Maria a Madalena: representações femininas nas histórias em quadrinhos. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 1998.

CUNHA, Jaqueline dos Santos. A representação feminina em Mulher Pantera e Mulher Maravilha. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2016.

DANTAS, Daiany Ferreira. Sexo, Mentiras e HQ: representação e auto-representação das mulheres nos quadrinhos. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

---------------------------. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

---------------------------. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 1986.

--------------------------. “Aula de 17 de março de 1976”. In: Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

---------------------------. História da Sexualidade – A vontade de Saber, vol. I. São Paulo: Graal, 1993.

--------------------------. O sujeito e o Poder. In: DREYFUS, H.L.; RABINOW, P. Michel Foucault uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 231-249.

FRANCO, Gabriela. O erotismo de Giovanna Casotto. Minas Nerds, nov/2015. Disponível em: <http://minasnerds.com.br/2015/11/27/eita-giovanna-o-erotismo-de-giovanna-casotto/>. Acesso em: maio de 2016.

------------------------. Entrevista com Giovanna Casotto – “A beleza está em todo lugar”. Minas Nerds, fev/2017. Disponível em: <http://minasnerds.com.br/2017/02/18/entrevista-com-giovanna-cassotto-beleza-esta-em-todo-o-lugar/>. Acesso em: maio de 2016.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2007.

LUYTEN, Sonia M. Bibe. A mulher e as histórias em quadrinhos: sua produção e retratação no Ocidente e no Oriente. Disponível em: <http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/6/6f/HQ_MULHERES.pdf> >. Acesso em: outubro de 2015.

MASSON, Gabriela Teixeira. Projeto Pedagógico de formação da sexualidade da mulher e a Garota Siririca. TCC (Graduação em Artes Visuais) – Instituto de Artes da Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

MULVEY, Laura. Prazer visual e cinema narrativo. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983, p. 437-453.

OLIVEIRA, Selma Regina Nunes. O jogo das curvas. Revista Comunicação e Espaço Público, Ano V, n. 1 e 2, 2002.

RIBEIRO, Silvana Mota. Retratos de mulher: um estudo das imagens visuais e sociais do feminino. In: Actas do III SOPCOM, VI LUSOCOM e II IBÉRICO, Volume III. Estudos Culturais e de gênero, Covilhã, 2005.

SENNA, Nádia da Cruz. Deusas de Papel: a trajetória feminina na HQ do Ocidente. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Instituto de Artes da UNICAMP, Campinas, 1999.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira; VIEIRA, Marcos Fábio. De comportadas a sedutoras: representações da mulher nos quadrinhos. Revista Comunicação, Mídia e Consumo, vol. 5, n. 13, p. 179-197, São Paulo, 2008.

Published

2019-10-22

How to Cite

Barros, A. P. O. (2019). Discursos sobre a sexualidade e o corpo da mulher nas hqs: reproduções e desconstruções / Speech about women’s sexuality and body in hqs: reproductions and deconstructions. Brazilian Journal of Development, 5(10), 21094–21111. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-272

Issue

Section

Original Papers