Construção do pensamento algébrio no ensino fundamental: dificuldades / Construction of algery thought in foundation education: dificulties

Authors

  • Mayra Aliete Oliveira Negromonte
  • Maria das Graças Silva
  • Cláudio César Albuquerque de Luna
  • Diogenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-244

Keywords:

Álgebra. Aprendizado. Dificuldade.

Abstract

Perceber as dificuldades dos educandos no aprendizado da álgebra no Ensino Fundamental é algo muito comum na realidade escolar. Os professores constatam que os alunos não conseguem atribuir sentido às variáveis presentes nas equações, fazem grande confusão e até rejeitam essa novidade. Foi através desse fato que surgiu o interesse de pesquisar e estudar a álgebra, a fim de incentivar o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos, favorecendo a sua capacidade de generalização e de compreensão da linguagem algébrica. 

 

 

References

BOOTH, Leslly R. Dificuldades das crianças que se iniciam em Álgebra. In: COXFORD, Arthur F. e SHULTE, Alberto P. As ideias da álgebra. São Paulo: Atual, 1995.

BRASIL (País). Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, Brasília, MEC, 1998.

DAVIS, P. J. ; HERSH, R. A experiência matemática. Lisboa. Gradiva , 1995

DEVLIN, K. Matemática: a Ciência dos Padrões . Porto. Editora Porto, 2002.

EVES, H. Introdução á história da Matemática, São Paulo : UNICAMP, 2004

FIORENTINI, D. ; FERNANDES, F.L.P. ; CRISTOVÃO, E. M. Um estudo das Potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico. São Paulo, 22 fl. Faculdade de Educação, Unicamp 2006.

FIORENTINI, D. , MIGUEL, a. , MIORIM, M. A. Contribuição para um Repensar... a Educação Algébrica Elementar . Campinas, UNICAMP. Pro-posições, 1993 V4 p. 79

IMENES, L. M. , LELLIS , M., Matemática Para todos. São Paulo . Scipione, 2002

(coleção 5ª a 8ª )

KISHIMOTO, Tizuko Moxhida (org). Jogo, brinquedo e educação. 4ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 1999.

LINS, R.C. ; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e Álgebra para o século XXI .

Campinas, SP. Ed. Papirus, 1997.

USISKIN, Z. Concepções sobre a Álgebra da escola média e utilizações das variáveis : As idéias da Álgebra. Trad. Hygino H. Domingues. São Paulo: Ed. Atual, 1995.

VALE, I.; PALHARES, P. ; CABRITA, I. ; BORRALHO, A. Os padrões no Ensino e

Aprendizagem do Número e Álgebra, 2007 – disponível em www.ese.epvc.pt/numalgebra/PDF/G2.pdf. Acesso em: 14/10/16.

http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/Matematica. Acesso em: 19/11/16.

www.obmep.org.br OBMEP – Banco de Questões 2016 70 OBMEP. Acesso em: 21/11/16.

Published

2019-10-18

How to Cite

Negromonte, M. A. O., Silva, M. das G., Luna, C. C. A. de, & Coutinho, D. J. G. (2019). Construção do pensamento algébrio no ensino fundamental: dificuldades / Construction of algery thought in foundation education: dificulties. Brazilian Journal of Development, 5(10), 20597–20610. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-244

Issue

Section

Original Papers