Percepção dos discentes de engenharia civil acerca do curso: estudo de caso da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará / Observation of civil engineering undergraduate students about their undergraduate course: a case study applied at the federal University of South and Southeast of Pará - Brazil

Authors

  • Bruna G. Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Andréa S. Araújo
  • Tamara Daiane de Souza
  • Saymon Henrique Santos Santana
  • Lygia Maria Policarpio Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-242

Keywords:

Satisfação Acadêmica. Unifesspa. Ensino Superior. Engenharia.

Abstract

A eficiência no propósito das Instituições de Ensino Superior manifesta-se de maneira bastante evidente na forma com que são gerenciadas as suas políticas de sustentabilidade e de apoio aos alunos. O trabalho contínuo de avaliação das necessidades fundamentais e a implementação de práticas corretivas, constituem ações imprescindíveis para que seja possível oferecer, de maneira otimizada, os subsídios necessários para que seja alcançada a formação apropriada do corpo discente, e por conseguinte, a restituição esperada pela sociedade em relação aos seus egressos. Neste trabalho, é apresentada uma análise da perspectiva dos discentes da FAEC/Unifesspa (Faculdade de Engenharia Civil/Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), em relação às do curso e à Instituição.  Por meio de uma pesquisa exploratória, foram quantificados e qualificados parâmetros relacionados à infraestrutura e às metodologias usadas para as práticas de ensino, pesquisa, extensão. A análise dos resultados obtidos permite inferir as insuficiências e qualidades do curso, sob a perspectiva do corpo discente. As devidas projeções desse trabalho podem ser usadas para a otimização no processo de ensino e aprendizagem nas diversas Instituições de Ensino Superior.

 

 

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Published

2019-10-18

How to Cite

Silva, B. G., Araújo, A. S., Souza, T. D. de, Santana, S. H. S., & Ferreira, L. M. P. (2019). Percepção dos discentes de engenharia civil acerca do curso: estudo de caso da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará / Observation of civil engineering undergraduate students about their undergraduate course: a case study applied at the federal University of South and Southeast of Pará - Brazil. Brazilian Journal of Development, 5(10), 20574–20585. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-242

Issue

Section

Original Papers