Utilização de tecnologias de monitoramento no cultivo de cogumelos agaricus blazei para agricultura familiar / Use of monitoring technologies in the cultivation of mushrooms agaricus blazei for family agriculture

Gustavo Carolino Girardi, Pedro Luiz de Paula Filho, Itamar Iliuk, Lilian Faxina Girardi, Jeane Patrícia dos Santos Iliuk

Abstract


O cogumelo Agaricus blazei caracteriza-se por ser um fungo altamente benéfico à saúde humana, é utilizado como complemento alimentar e estudos científicos indicam grande contribuição no combate a doenças como câncer, diabetes e osteoporose. Pode ser cultivado em espaços pequenos de forma a contribuir no aumento da renda de pequenos produtores, contudo seu cultivo é extremamente manual, diante disso este estudo teve por objetivo analisar a aplicação da tecnologia de sensores e da plataforma Arduino em um cultivo de cogumelo do sol com os dados coletados a partir desses atuadores, reunindo informações do monitoramento de temperatura e umidade do solo a fim de avaliar a produtividade da safra. Os dados analisados neste experimento foram obtidos em um sitio na cidade de Santa Helena – PR no período de safra 2017/2017 por meio da captação de informações realizadas por sensores de umidade do solo, de temperatura e umidade relativa do ar, demonstraram médias diárias de umidade do canteiro 83% em todo o período, o ambiente obteve média de temperatura 23°C e a umidade relativa do ar alcançou 80%. O trabalho busca demonstrar por relação estatística de dados os riscos correntes com a variação de temperatura e umidade. Com a pesquisa foi evidenciado a interferência da temperatura e umidade para a qualidade e quantidade de produção. Espera-se que em pesquisas futuras a automatização possa gerenciar todos os fatores que envolvam esse processo, como controle de água e temperatura do canteiro buscando melhorias no gerenciamento das próximas colheitas. A pesquisa demonstrou que o gerenciamento e monitoramento de dados, propicia a redução de riscos e possibilita ao pequeno produtor inserir maior lucro em virtude da redução de perdas. Como consequência o resultado foi uma análise crítica que serve de fundamento para o planejamento de novas safras.


Keywords


Temperatura, Umidade, Agaricus blazei

References


ANDRADE, MCN. M. K. Z. Camadas de cobertura mais utilizadas na região de Piedade/SP para o cultivo de Agaricus blazei. Anais simpósio internacional sobre cogumelos no Brasil. Embrapa. Brasília, Brasil: 2006; p 109.

BRAGA, GC. E. AF. Efeitos da camada de cobertura, da massa do substrato e do ambiente de cultivo, na produtividade de Agaricus blazei Murril. Energia na Agricultura, Botucatu: 1999; v.14, n.1: 39-51.

BRAGA, GC. M. RMC. S. AB. Parâmetros da produção de Agaricus blazei sob diferentes condições ambientais de cultivo. Scientia Agraria Paranaensis, Marechal Candido Rondon: 2006; v.5 n°1: 47-56.

CHANG, ST. M. PG. Edible mushrooms and their cultivation. Boca Raton: CRC Press: 1989; 345.

EIRA, AF. M. MTA. Manual teórico prático do cultivo de cogumelos comestíveis. Botucatu: Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, 1997; 115.

FLEGG, PB. S. D.M. W. D.A. The biology and technology of the cultivated mushroom. Chichester: John Wiley e Sons, 1985; 347.

HEINEMANN, P. Agariceae des régions intertropicales d’Amérique du sud: Agarici Austroamericani VIII. Bull. Jard. Bot. Nat. Belg./ Bull. Nat Plantentuin Belg, 1993; v. 62: 355-384.

HERRERA, O.M, C. M.S. Produção, Economicidade e Parâmetros Energéticos do Cogumelo Agaricus Blazei: Um Enfoque de cadeia produtiva. Botucatu – SP 2001; 192.

KOPYTOWSKI, FJ. Produtividade e Eficiência Biológica de Agaricus blazei (Murrill) Heinemann, em Diferentes Condições de Cultivo. Tese. Universidade Estadual Paulista, Botucatu: Brasil. 2006; 134.

MINHONI, MTA. K. F.J. A. MCN. Cultivo de agaricus blazei murrill ss. heinemann. 3. ed Botucatu: Fundação de estudos e pesquisas agrícolas e florestais, 2005: 101.

OEI, P. Mushroom cultivation: appropriate technology for mushroom growers. Backhuys Publishers: Leiden, 2003: 426.

PARDO, A. J. A. P. E. Characterization of different substrates for possible use as casing in mushroom cultivation. Sci. Technol. 1. 2003: 107-114.

PARK, J. Characteristics and cultivation echnology of Agaricus blazei. Seul: Mushworld, 2001. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2017.

UNICORN. Embalagens especiais. Disponível em : < http://unicornbags.com/theblog/mushroom-bags/2013>. Acesso em: 10 out. 2017.

URYU, EN. Cogumelo medicinal Agaricus blazei. Campinas, SP: CATI, Boletim técnico, 239. 1999; 27.

VEDDER, PJC. Cultivo Moderno Del Champiñon. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa. 1991; 370.

ZIED DC. Produtividade e teor de β-glucana de Agaricus subrufescens Peck [Agaricus blazei(Murrill) ss. Heinemann], em função de diferentes práticas de cultivo e conversões energéticas. Unesp Botucatu: 2011; f 99.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.