Uso de aluminas comerciais como catalisadores para a produção de etileno a partir da desidratação do etanol / Use of commercial aluminas as catalysts for ethylene production from ethanol dehydration

Authors

  • Fernanda Siena Ferrato
  • Thaise Fernanda Braga
  • Karen Abreu Resende
  • Carla Eponina Hori
  • Sandra Cristina Dantas

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-226

Keywords:

desidratação catalítica do etanol, caracterização de catalisadores, testes reacionais, eteno verde.

Abstract

O petróleo é a principal fonte para a obtenção de etileno, o qual dá origem ao polietileno. Visando minimizar o uso de combustíveis fósseis, ressurge na atualidade uma rota alternativa para a produção de etileno: a desidratação catalítica do etanol. Os catalisadores empregados nesta reação devem apresentar natureza ácida, o que está diretamente relacionado com a atividade catalítica. Dentre os mais utilizados, tem-se as aluminas. Neste trabalho, foram estudados: alumina comercial Catapal® com temperatura de calcinação de 700 e 900 °C e CeZrO2/Al2O3 calcinada a 900 °C. As amostras foram caracterizadas através de difração de raios X (DRX) e análise textural de N2. Foram realizados testes reacionais em temperaturas de 500 a 300 °C. A análise de DRX mostrou que a estrutura dos catalisadores foi do tipo gama e theta-alumina. Com a análise textural de N2, notou-se que as amostras foram classificadas como mesoporosas e, para as amostras de alumina Catapal® puras, a temperatura de calcinação influenciou na área BET, mas não houve variação significativa do volume de poros, já para a mesma temperatura de calcinação, tanto a área específica quanto o volume de poros sofreram alteração com a adição de óxido misto de cério-zircônio à amostra de Catapal® pura. Os testes reacionais mostraram que a conversão de etanol aumentou com o incremento da temperatura. Observou-se que maiores temperaturas favorecem a produção de etileno, enquanto as menos elevadas favorecem a de éter dietílico.

 

 

References

BASSANE, B. C.; Síntese e caracterização de catalisadores de Co e Fe para a reação de Fischer-Tropsch. Pontifícia Universidade Católica (PUC), Rio de Janeiro, 2015.

DE LIMA, A. M. Estudo termodinâmico, cinético e otimização da produção de etileno a partir de etanol em alumina e óxido misto de cério-zircônio. Uberlândia, 2010. Dissertação (Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Químicos). Universidade Federal de Uberlândia.

FLOOD, E. A. The Solid–Gas Interface, Marcel Ed. Dekker, V.1 Nova Iorque, 1967.

OSMARI, T. A. Cinética da reação de desidratação de etanol em alumina. Santa Maria, 2015. Dissertação (Engenharia de Processos). Universidade Federal de Santa Maria.

PHUNG, T. K., BUSCA, G. Diethyl ether cracking and ethanol dehydration: Acid catalysis and reaction paths. Genova, 2015, p. 92-101.

RESENDE, K. A.; SILVA, F. A.; NORONHA, F. B.; HORI, C. E. Catalisadores de platina para a oxidação parcial de metano. Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2009

SILVA, F. A. Estudo do efeito da dopagem da alumina com cério em catalisadores Pt/CeZrO2/Al2O3 na reação de oxidação parcial do metano. Uberlândia, 2007. Dissertação (Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Químicos). Universidade Federal de Uberlândia.

Published

2019-10-17

How to Cite

Ferrato, F. S., Braga, T. F., Resende, K. A., Hori, C. E., & Dantas, S. C. (2019). Uso de aluminas comerciais como catalisadores para a produção de etileno a partir da desidratação do etanol / Use of commercial aluminas as catalysts for ethylene production from ethanol dehydration. Brazilian Journal of Development, 5(10), 20348–20356. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-226

Issue

Section

Original Papers