A experiência da incubadora de projetos sociais na avaliação da maturidade de entidades para captação de recursos: uma proposta de modelo / The experience of the social project incubator in assessing maturity of resource-building entities: a model proposal

Authors

  • Otávio Luiz de Castro Romano Jr Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Ketleen Mayana Da Silva Rocha
  • Bruno Rafael Dias de Lucena
  • Fíbia Brito Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-195.

Keywords:

Terceiro Setor, Incubadora de Projetos Sociais, Maturidade de Projetos Sociais.

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar características de maturidade para organizações do terceiro setor em sua capacidade de elaborar projetos para captação de recursos. Trata-se de uma pesquisa descritiva-explicativa em formato de estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram 20 representantes de organizações do terceiro setor e outras organizações com fins sociais que fazem parte da Região Metropolitana de Belém, os quais foram entrevistados pessoalmente na Incubadora de Projetos Sociais que fica localizada na Universidade Federal do Pará (UFPA). Para exemplificar o resultado alcançado em conhecimento sobre projetos sociais, pode-se destacar a classificação de projetos quanto ao nível de maturidade. A classificação de maturidade de projetos sociais proposta utiliza-se dos termos prematuridade, imaturidade, amadurecimento e maturidade. Cerca de 21% dos projetos entrevistados estão classificados como sendo das fases de prematuridade, 32% foram classificados como sendo imaturos, 21% estão na fase de amadurecimento e 26% estão próximos da fase de maturidade. Percebe-se que 53% dos projetos estão na fase de prematuridade e imaturidade, ou seja, mais da metade dos entrevistados não possuem habilidades e técnicas quanto a elaborar projetos que venham concorrer efetivamente a financiamento por meio de editais. Portanto, grande quantidade de projetos precisa de qualificação e capacitação para evoluir em seu estágio de maturidade.

 

 

References

BECKARD, R. Organization Development: Strategies and models. Addison-Wesley, Reading, Mass, 1969.

BEZERRA, F. A. et al. As Incubadoras Sociais e o Desenvolvimento Local: O que é e porque apoiar a iniciativa, In: XXIII SEMINÁRIO NACIONAL DE PARQUES TECNOLÓGICOS E INCUBADORAS DE EMPRESAS, 3,. 2013. Recife.

CAMPOS, A. ABEGÃO; DELAMARO, M. O planejamento de projetos sociais: dicas, técnicas e metodologias.— Rio de Janeiro : Oficina Social, Centro de Tecnologia, Trabalho e Cidadania, 2002.

COHEN, Ernesto; FRANCO Rolando. Avaliação de Projetos Sociais. 11. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2013. P. 180.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HESKETH, José; OTTAWAY, Richard. Características dos Agentes de Mudança. Rio de Janeiro: Ver. Adm. Emp., 1979.

RICHERS, R. Desenvolvimento: um Desafio Social. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 10, n. 2, abr-jun, 1970.

ROCHA, Sílvio L. Ferreira. Temas de Direito Administrativo: Terceiro Setor. 2° ed.: Editora Malheiros Editores, 2006.

RUGGERI, R.G. Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor. Rio de Janeiro: Editora Brasport. 2011.

Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK) [texto e tradução] Project Management Institute. – 5. Ed – São Paulo: Saraiva, 2014, p. 40.

VIEIRA, Joana de Jesus Neves. Empreendedorismo e inovação como forma de mudança e inclusão social : criação de uma incubadora social no Município de Ílhavo. Coimbra: Editora FEUC, 2011.

Published

2019-10-16

How to Cite

Jr, O. L. de C. R., Rocha, K. M. D. S., Lucena, B. R. D. de, & Guimarães, F. B. (2019). A experiência da incubadora de projetos sociais na avaliação da maturidade de entidades para captação de recursos: uma proposta de modelo / The experience of the social project incubator in assessing maturity of resource-building entities: a model proposal. Brazilian Journal of Development, 5(10), 19898–19907. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-195.

Issue

Section

Original Papers