Atividades lúdicas no ensino de matemática: Intervenção pedagógica na E. E. Aleixo Rosa da Silva nos 4º e 5º anos / Play activities in mathematics teaching: Pedagogical intervention at E. E. Aleixo Rosa da Silva in 4th and 5th grades
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-125Keywords:
Ensino, Matemática, Déficits, Lúdico.Abstract
A concepção de criação da presente pesquisa surgiu a partir de uma problemática bastante discutida no campo de ensino atual: os déficits existentes no aprendizado dos conceitos matemáticos no ensino fundamental 1. Sabe-se que existem vários fatores para as dificuldades dos alunos que saem do 5° ano para o 6°, tendo em vista que a transição em si já é um agravante. Nesse contexto, pensou-se em maneiras e metodologias que visassem dinamizar o ensino da matemática ao campo lúdico, promulgando assim estratégias para que os alunos participem ativamente e construam seus conhecimentos de forma recreativa e prazerosa através de um momento de aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Entretanto, o nosso maior objetivo é trabalhar os conceitos matemáticos para que o aluno compreenda e forme seu próprio pensamento crítico em relação ao conteúdo abordado. Para tal fim, o trabalho atua através de uma intervenção pedagógica na Escola Estadual Aleixo Rosa da Silva, localizada na cidade de Mossoró – RN. Como forma de respaldar teoricamente esta pesquisa, foram subsidiados pesquisadores como Tripp (2005), Maciel (2009), Silva (2013), Chás e Guérios (2008), Thiollent (2009), Kishimoto (1994), entre outros. A pesquisa, em fase de execução em campo, teve como primeira etapa a aplicação de uma avaliação diagnóstica para atestar a situação da aprendizagem dos alunos da turma em seguida uma realizar uma análise dos conteúdos que apresentam uma maior dificuldade. Por conseguinte, estão sendo realizadas as oficinas teóricas e práticas com jogos e circuitos matemáticos, culminando em uma gincana competitiva para explorar os conceitos matemáticos estudados durante as oficinas. Como forma de reunir as informações e promulgar a participação coletiva e individual do aluno no processo final de ensino-aprendizagem, será desenvolvido um diário de bordo que se constituirá em um livro de relatos, como uma proposta de associar o ensino interdisciplinar da matemática com a língua portuguesa.
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