Desenho universal para aprendizagem: do conceito à prática inovadora para a inclusão social / Universal design for learning: from concept to innovative practice for social inclusion

Authors

  • Solange Cristina da Silva
  • Taísa Gomes Ferreira (in memoriam)

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-060

Keywords:

Desenho Universal para Aprendizagem, Estudos sobre deficiência, Acessibilidade, Inclusão.

Abstract

Esse artigo traz reflexões sobre as contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) voltadas à acessibilidade de pessoas com deficiência. Aborda primeiramente a compreensão da deficiência ancorada na discussão teórica-metodológica dos Estudos sobre Deficiência (Disability Studies) e na sequência apresenta uma revisão de literatura narrativa sobre o DUA com a análise a partir dos dados obtidos. O DUA tem como mote principal a educação para todos com foco sobre o perfil e as habilidades de cada sujeito. Nesse sentido, contempla as pessoas com deficiência a partir da análise de seu perfil de aprendizagem e não do “déficit” em si. Este texto objetiva fornecer o leitor uma reflexão sobre a acessibilidade para as pessoas com deficiência, pautada nos pressupostos do DUA. Concluiu-se que o Desenho Universal para Aprendizagem possibilita a eliminação de barreiras e sua aplicação amplia a eficiência de práticas inclusivas.



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Published

2019-10-04

How to Cite

Silva, S. C. da, & Ferreira (in memoriam), T. G. (2019). Desenho universal para aprendizagem: do conceito à prática inovadora para a inclusão social / Universal design for learning: from concept to innovative practice for social inclusion. Brazilian Journal of Development, 5(10), 17945–17951. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-060

Issue

Section

Original Papers