A favelização no Estado do Rio de Janeiro: Reflexões a partir do Norte Fluminense / The favelization in the State of Rio de Janeiro: Reflections from the North Fluminense

Paulo Jonas dos Santos Júnior, Fábio Barbosa Batista, Renata Souza Poubel de Paula, Ludmila Gonçalves da Matta

Abstract


O presente artigo pretendeu refletir sobre o impacto da favelização no Norte Fluminense, em especial nos municípios considerados como polos regionais, Macaé e Campos dos Goytacazes. A favelização não é um problema recente no Brasil, porém este tipo de ocupação residencial sempre esteve ligado às grandes capitais e suas regiões metropolitanas. Contudo, com o início da exploração de petróleo na década de 1970, a Região Norte Fluminense vem vivendo uma ascensão financeira, atraindo migrantes de diversas áreas do estado e de estados vizinhos, o que gerou uma forte disputa pelos postos de trabalho, deixando aqueles que não conseguiriam se inserir à margem do sistema produtivo, consequentemente fazendo crescer a periferia e as moradias em condições precárias como as favelas. Esta análise se torna relevante uma vez que a Região Norte Fluminense é a mais rica do Estado do Rio de Janeiro, e, ao mesmo tempo, tem registrado grande crescimento no número de favelas.


Keywords


Sociedade; Norte Fluminense; Planejamento; Favela

References


ARRUDA; Ana Paula Serpa Nogueira de. Política habitacional e remoção de favelas em cidades de porte médio: a experiência do conjunto habitacional Aldeia em Campos dos Goytacazes. 2009. 166 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes-RJ, 2009. Disponível em: . Acesso em: 12 ago 2016.

ARRUDA, José; PILETTI, Nelson. Toda a História: história Geral e história do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2007.

AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Piracicaba: UNIMEP, 1992.

BARIOS, Irina; FUENTES, María T.; RODRIGUEZ, Francisco J. Introducción a la metodología de las investigaciones sociales. La Habana: Editora Política, 1994.

BAUMAN, Zigmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

COTRIM, Gilberto. História global. São Paulo: Saraiva, 2013.

DEMO, Pedro. Política social, educação e cidadania. Campinas, SP: Papirus, 1994.

GALDO, Rafael. Favelas cresceram mais no interior do que na Região Metropolitana: aumento foi de 121%; só em Macaé, são 36.233 vivendo em comunidades. Jornal O Globo, 26 nov 2011. Disponível em:

. Acessado em: 29 ago 2016.

______. Norte Fluminense: fronteiras de uma região que vive entre a pobreza e a prosperidade. Jornal O Globo, 14 set 2014. Disponível em:

. Acesso em: 29 ago 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSITCA (IBGE). Censo demográfico 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2016.

MÔNICA, Cláudio Sancho (coord.). Royalties do petróleo. Disponível em: . Acesso em: 29 ago 2016.

MUSEUS DO RIO. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2016.

TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO (TCMRJ). Disponível em: . Acesso em: 12 set 2016.

WEBER, M. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: UNB, 1999.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.