Políticas de formação de professores para a educação profissional: trajetórias e desafios/ Teacher training policies for professional education: pathways and challenges

Authors

  • Jane Rangel Alves Barbosa Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Stella Alves Rocha da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-032

Keywords:

Políticas Públicas. Formação de Professores. Educação Profissional

Abstract

A trajetória da formação de professores no Brasil é tema relevante em todas as discussões e estudos. O presente trabalho de caráter documental e bibliográfico formaliza a trajetória e a problemática da formação docente na Educação Profissional, diante dos desafios decorrentes, tanto do sistema educacional como das novas exigências do mundo do trabalho na sociedade contemporânea. Este estudo verifica a necessidade da produção de conhecimentos e a urgente definição de políticas públicas para a formação docente direcionada à EP, na perspectiva de integração educação-trabalho, em que é fundamental ao docente saber fazer a necessária relação entre teoria, técnica e prática, para que os desafios das sociedades modernas sejam realmente enfrentados e solucionados. Fundamentado em autores como Kuenzer, Ciavatta, Machado, Oliveira, Burnier e Gariglio, o estudo tem como finalidade a reflexão crítica sobre a prática educacional e o aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético e político do profissional docente.

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Published

2019-10-03

How to Cite

Barbosa, J. R. A., & Silva, S. A. R. da. (2019). Políticas de formação de professores para a educação profissional: trajetórias e desafios/ Teacher training policies for professional education: pathways and challenges. Brazilian Journal of Development, 5(10), 17580–17593. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-032

Issue

Section

Original Papers