Uma experiência na utilização de uma aeronave remotamente pilotada para apoio ao ensino e projetos de engenharia civil/ An experience in using a remotely pilot aircraft to support teaching and civil engineering projects

Authors

  • Adauri Silveira Rodrigues Junior Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Bruno Morais Lemos
  • Bruno Nunes Myrrha Ribeiro
  • Carlos Vitor de Alencar Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-221

Keywords:

Indústria 4.0, RPA, Drones, Ensino da Engenharia Civil.

Abstract

Estamos vivenciando uma evolução tecnológica, onde há um avanço na automação de processos na indústria. Trata-se da nova revolução industrial, chamada pela expressão indústria 4.0 ou também a Quarta Revolução Industrial. Este trabalho apresenta uma experiência no uso de uma aeronave remotamente pilotada (RPA – Remotely Piloted Aircraft), popularmente chamado de drone, para apoio ao ensino da Engenharia Civil. Foi realizado um estudo de caso onde o objetivo era fazer uma inspeção no telhado de uma edificação e utilizar ferramentas de processamento de imagens. Com as imagens geradas pelo RPA, foi desenvolvido um mosaico de ortofotos. Tal mosaico foi utilizado para calcular informações como distâncias e áreas diretamente da imagem gerada. Com os dados gerados, pode-se por exemplo, verificar o quantitativo de placas fotovoltaicas necessárias para cobrir o telhado. Também foi possível observar algumas patologias existentes no telhado que podem ser utilizadas para futura correção e manutenção preventiva. Em outro estudo de caso, foi realizada o mapeamento de uma voçoroca, localizada na cidade de Vassouras, através de um levantamento fotogramétrico com Drones. Pretende-se com este trabalho inicialmente fazer um dimensionamento do processo erosivo. As atividades foram desenvolvidas com o Drone da DJI Mavic Pro. A Os resultados mostram que há necessidade de se conhecer mais as erosões da região, verificando as suas dimensões e características visando possíveis recuperação de áreas degradadas. Outro ponto a se destacar é a facilidade e versatilidade que o uso dessa tecnologia pode proporcionar, aumentando a produção, a qualidade dos serviços e gerando competitividade no mercado de trabalho em diversas áreas

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Published

2019-09-30

How to Cite

Junior, A. S. R., Lemos, B. M., Ribeiro, B. N. M., & Carvalho, C. V. de A. (2019). Uma experiência na utilização de uma aeronave remotamente pilotada para apoio ao ensino e projetos de engenharia civil/ An experience in using a remotely pilot aircraft to support teaching and civil engineering projects. Brazilian Journal of Development, 5(9), 16936–16949. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-221

Issue

Section

Original Papers