Tecnologia aplicada à logística de distribuição para melhoria do otd (on time delivery)/ Technology applied to distribution logistics to improve otd (on time delivery

Authors

  • Eliane Antonio Simões Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Valmir Adelino de Moura
  • Marcelo Tsuguio Okano

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-201

Keywords:

Nível de Serviço ao Cliente. Painel de Gestão de Entregas. Service Level Agreement. On Time Delivery

Abstract

Este trabalho tem por objetivo, propor um sistema de gerenciamento da entrega na distribuição física, baseado no diligenciamento dinâmico das ocorrências de entrega (DDD – Delivery Dynamic Diligence). Pressupondo-se que, a partir do acesso às informações das ocorrências da entrega em tempo real, cria-se a possibilidade da tomada de decisão para ações preventivas e corretivas sobre os fatores críticos das entregas, será observado, em duas empresas de transportes, se ocorre alguma melhora significativa do OTD (On Time Delivery), um dos elementos do OTIF. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica e utilizou-se o método científico Design Science Research que preconiza a construção de um artefato que enderece uma solução para um problema existente. Os resultados da pesquisa demonstram que o artefato construído cumpre de maneira satisfatória o objetivo de atualizar as informações das ocorrências da entrega em tempo real, evidenciando, entretanto, aspectos culturais quanto a resistência dos transportadores e agentes de entregas para a alimentação das bases de dados. A implantação do sistema propiciou um ambiente colaborativo entre as partes envolvidas (embarcadores, transportadores e o cliente final), gerando uma resposta imediata quanto à melhora do OTD, e, endereça oportunidades para pesquisas futuras que possam mitigar eventuais restrições, vindo a aprimorar o sistema.

References

BLECKER, T.; KERSTEN, W.; HERSTATT, C. Key Factors for Successful Logistics: Services, Transportation Concepts, IT and Management Tools Erich Schmidt Verlag GmbH & Co KG, 2007.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimentos. Atlas, 2001.

BOWERSOX, D.; CLOSS, D. J.; COOPER, M. B. Gestão logística de cadeia de suprimentos. Bookman, 2007.

BOWERSOX D. J.; CLOSS, D. J.; COOPER M. B.; BOWERSOX, J. C. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. AMGH Editora, 2013.

EAN BRASIL EAN-13 (European Article Number). A partir de 2000. Disponível em: <https://www.ean13brasil.com/>Acesso: 10 dez.2016.

FERNANDES, K. S. Logística: Fundamentos e processos. IESDE, 2012 – 1ª. Edição.

FLEISCHMANN, B.; NUNEN Van Jo A.E.E.; SPERANZA, M. G.; STÃHLY, P. Advances in Distribution Logistics. Springer Science & Business Media, 2012.

GOETHENS, L. C. M. Impacto dos benefícios do Sistema de Gestão de Transporte no desempenho das operações e na relação com fornecedores de serviço de transporte: na percepção dos usuários Disponível em:<http://hdl.handle.net/10183/107545> Acesso: 19 set. 2016

GREGOR, S.; HEVNER, A. R. Positioning and Presenting Design Science - Types of Knowledge in Design Science Research. MIS Quarterly, v. 37, n. 2, p. 337–355, 2013.

HILES, A. E-Business Service Level Agreements: Strategies for Service Providers, E-Commerce and Outsourcing. EUA: Rothstein Associates Inc., 2002.

LACERDA et al. Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção. Gestão da Produção, São Carlos, v. 20, n. 4, p. 741-761, 2013.

ARCHESINI M. M. P.; ALCÂNTARA, R. L. C. Conceituando o serviço logístico e seus elementos. Revista de Ciência & Tecnologia • v. 17, n. 33, p. 65-86, jan./jun., 2012 .

NEVES, M.A.O. Indicadores de Desempenho na Logística. Revista Mundo Logística, 12ª. edição, 2009.

NOVAES, A. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Elsevier Brasil, 2016.

PROCEDA (BSOFT). Página Institucional. 2016/2017. Disponível em: <https://www.bsoft.com.br/produtos/software-controle-transportadoras/integracoes-controle-transportadoras-edi/>Acesso: 10 mar.2017.

QUEIROZ, M. Nível de Serviço Logístico e SLA. Blog: Experts da Logística, Junho 16, 2016. Disponível em: <http://www.expertsdalogistica.com.br/nivel-de-servico-logistico-e-sla/> Acesso: 27 jun.2016.

SANTOS NETO, U. J.; SANTANA, L. C. Logística e Serviço ao Cliente como Estratégia Competitiva. Revista de Iniciação Científica – RIC Cairu. Jun. 2015, Vol 02, n° 02, p. 97-11

STURM, R.; MORRIS, W.; JANDER, M. Foundations of Service Level Management. EUA: Pearson Sans, 2000.

Published

2019-09-27

How to Cite

Simões, E. A., Moura, V. A. de, & Okano, M. T. (2019). Tecnologia aplicada à logística de distribuição para melhoria do otd (on time delivery)/ Technology applied to distribution logistics to improve otd (on time delivery. Brazilian Journal of Development, 5(9), 16574–16603. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-201

Issue

Section

Original Papers