A contabilidade de custos como ferramenta na formação do preço de venda em uma indústria em Panificação/ Cost acoounting as a tool in sales price formation in a bakery industry

Authors

  • Iago Carvalho Rocha Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Auris Martins de Oliveira
  • Francisco Igo Leite Soares
  • Glauce Vitor da Silva
  • Adriana Martins Oliveira Oliveira
  • Rosângela Queiroz Souza Valdevino
  • Mário César Sousa de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-161

Keywords:

Contabilidade de custos. Preço de venda. Indústria de panificação

Abstract

A panificação está entre os seis maiores segmentos indústriais do país e segundo em alimentos prontos. No entanto, em decorrência de problemas conjunturais na economia, tais como e perda do poder de consumo e a concorrência acirrada, a busca pela redução dos custos, é fator crucial para a sobrevivência no mercado. Neste sentido, o estudo teve o objetivo de identificar qual a contribuição da contabilidade de custos na formação do preço de venda em uma indústria de panificação. Trata-se de um estudo de caso, cujos dados foram coletados através de análise documental e entrevista semiestruturada aplicada ao gerente do estabelecimento, e tratados por meio de planilha eletrônica do Microsoft Excel. Os resultados demonstraram que a contabilidade de custos além de detalhar e compilar os custos e despesas dos produtos é um importante instrumento para entender a formação do preço venda e outros indicadores como a margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Assim sendo, verificou-se que todos os produtos estão com os preços acima do preço mínimo (custo alvo), porém apenas um está com o preço acima do preço orientativo

References

ABBAS, Katia; GONÇALVES, Marguit Neumann; LEONCINE, Maury. Os métodos de custeio: vantagens, desvantagens e sua aplicabilidade nos diversos tipos de organizações apresentadas pela literatura. ConTexto, Porto Alegre, v. 12, n. 22, p. 145-159, 2° semestre 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA -

ABIP: Tendências de mercado e indicadores (2018). Disponível em: https://www.abip.org.br/site/tendencias-de-mercado-e-indicadores-2018/. Acesso em: 10 nov. 2018.

BARBOSA, Marialva; MORAIS, Osvando José de. Quem tem medo da pesquisa empírica? 1. ed. São Paulo: Intercom, 2011, p. 305-321.

BERTO, Dalvio Jose; BEULKE, Rolando. Gestão de custos. 3. ed. Editora Saraiva, 2013.

BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: Teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

BORNIA, Antonio Cezar. Análise gerencial de custos: Aplicação em empresas modernas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BRUNI, Adriano Leal. A administração de custos, preços e lucros com aplicações na calculadora HP 12c e Excel. São Paulo: Atlas, 2006

BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Gestão de custos e formação de preços.

ed. São Paulo: Atlas, 2004

. Gestão de custos e formação de preços. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

CARARETO, Edson Soares et al. Gestão estratégica de custos. Custos na tomada de decisão. Revista de Economia da UEG. Anápolis (GO), Vol. 2, nº 2, JUL/DEZ 2006.

EMPRESOMETRO; Disponível em: https://www.empresometro.com.br/Home/Estatisticas. Acesso em: 10 nov. 2018.

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA - ITPC; Projeção

de desempenho das panificadoras e confeitarias brasileiras em 2017. Disponível em: http://institutoitpc.org.br/indicadores-do-setor. Acesso em: 10 nov. 2018.

JESUS, Tamires Fernanda Costa de; PINHEIRO, Tiago. SILVA, Irene Caires da. A importância da gestão de custos na elaboração do preço de venda. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 21 a 24 de outubro, 2013.

KLIEMANN, Francisco Jose et al. Um sistema de custeio para apoio à precificação em uma empresa de transporte rodoviário internacional. Porto Alegre: Engenharia de Produção, UFRGS, 2013.

LEONE, George Sebastião Guerra. Custos, planejamento, implantação e controle. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIMA, Eugenize Bezerra. Contabilidade de custos. 2014 pg. 3. Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MELO, Kamila; PRIETO, Marina. A gestão de custos em micros e pequenas empresas – MPEs: um estudo de caso em empresas de panificação na cidade de Uberlândia. III CSEAR – Conferência Interamericana de Contabilidade Socioambiental – América do Sul. UFPA - Belém – Para – Brasil, Jun/2013.

NEVES, Paulo Viceconti Silverio. Contabilidade De Custos um enfoque direto e objetivo. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

NIEDERLE, Fernando. Sistema de custos e análise de preços na Padaria Bom Gosto. 2012. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, 2012.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Curso básico gerencial de custos. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

PASSOS, Juarez Matias dos. Custos e formação do preço de venda: um estudo de caso em uma padaria. Universidade Federal de Santa Catarina, 1998. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/109154/CCN0307- M.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 mar. 2019.

RONCATO, Aline de Geroni. Determinação de custos de produção em uma indústria panificadora. UFRGS, 2014.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guias para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de casos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SILVA, Daiane Dias da; FERREIRA Patrícia Dias; DUTRA, Catherine Chiappin. Gestão de custos para formação do preço de venda de uma costureira autônoma fabricante de uniforme escolar localizada na cidade de Caxias do sul. Anais do Seminário de Iniciação Científica Curso de Ciências Contábeis da FSG, 2016.

VERGARA, Sylvia Constant. Método de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

WERNKE, Rodney. Análise de custos e preços de venda. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

. Gestão de Custos: Uma abordagem prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008

Published

2019-09-24

How to Cite

Rocha, I. C., Oliveira, A. M. de, Soares, F. I. L., Silva, G. V. da, Oliveira, A. M. O., Valdevino, R. Q. S., & Oliveira, M. C. S. de. (2019). A contabilidade de custos como ferramenta na formação do preço de venda em uma indústria em Panificação/ Cost acoounting as a tool in sales price formation in a bakery industry. Brazilian Journal of Development, 5(9), 15957–15980. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-161

Issue

Section

Original Papers