Diagnóstico e estratégias de desenvolvimento agrícola do município de Capão do Cipó – RS / Diagnostic and strategies of agricultural development in the municipality of Capão do Cipó – RS

Nilvo Basso, Angélica de Oliveira Henriques, Leonir Terezinha Uhde, Roberto Carbonera

Abstract


Este artigo apresenta os resultados do estudo realizado pelo Departamento de Estudos Agrários da UNIJUÍ no município de Capão do Cipó, situado na região central do Estado do Rio Grande do Sul.Objetivou analisar a agricultura e propor linhas de ação e projetos estratégicos de desenvolvimento agrícola. Utilizou-se a abordagem dos sistemas agrários, portanto, a análise-diagnóstico do município foi elaborada em três etapas: 1ª. Análise do processo de desenvolvimento da agricultura do município; 2ª. Identificação e análise dos principais tipos de sistemas de produção praticados pelos agricultores e avaliação de suas performances em termos de geração de valor agregado e geração de renda; e 3ª.Análise das possibilidades de reprodução socioeconômica dos agricultores e sugestão de linhas estratégicas de desenvolvimento da agricultura.O estudo permitiu observar duas situações distintas em termos de problemática de desenvolvimento agrícola: a primeira situação compreende a grande parte do território do município e pode ser caracterizada como uma agricultura em processo de capitalização; e a segunda situação compreende uma parte expressiva dos estabelecimentos na região dos assentamentos, podendo ser caracterizada como uma agricultura familiar em estagnação embora com a presença de duas estruturas voltadas para agroindústrias.O desenvolvimento local pode ser alcançado pelo fortalecimento da agricultura de pequeno e médio porte a partir da maior presença dos órgãos e entidades responsáveis pelos serviços públicos e de apoio técnico e socioeconômico.Qualquer medida voltada para essa agricultura resultará em benefícios para o conjunto da economia municipal.


Keywords


Análise diagnóstico; Desenvolvimento agrícola; Teoria de sistemas agrários; Sistemas de produção

References


BASSO, Nilvo; GUBERT, José Eduardo; OLIVEIRA, Angélica de. Diagnóstico e estratégias de desenvolvimento da agricultura de Agudo – RS. Ijuí: UNIJUI, 2007. (Relatório de pesquisa).

BASSO, Nilvo; OLIVEIRA, Angélica de (a). Diagnóstico e estratégias de desenvolvimento da agricultura de São Pedro do Butiá – RS. Ijuí: UNIJUI, 2006. (Relatório de pesquisa).

BASSO, Nilvo; OLIVEIRA, Angélica de (b). Diagnóstico e estratégias de desenvolvimento da agricultura de Tuparendi – RS. Ijuí: UNIJUI, 2006. (Relatório de pesquisa).

CONTI, Cristiane De. Análise de Sistemas Agrários e projetos de desenvolvimento agrícola no município de Nova Ramada – RS. Ijuí, 2005. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Agronomia) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Arlindo Jesus Prestes de Lima.

GARCIA FILHO, P.D. Guia metodológico: Diagnóstico de Sistemas Agrários, Brasília: FAO/INCRA/MEPF, 1999. 58 p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, IBGE. Censo Agropecuário 1960, 1970, 1975, 1980, 1985, 1996, 2006.

LIMA, Arlindo Jesus Prestes de. Desenvolvimento da agricultura e sistemas de produção agroecológicos: um estudo no município de Ipê – RS. Campinas: UNICAMP, 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola), Faculdade de engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas, 2005.

LIMA, Arlindo Jesus Prestes de; et al. Administração da unidade de produção familiar:Modalidades de trabalho com agricultores.Ijuí: UNIJUÍ, 1995.

SILVA NETO, Benedito; BASSO, David. Sistemas agrários do Rio Grande do Sul. Análise e recomendações de políticas. Ijuí: UNIJUI, 2005.

SILVA NETO, Benedito; et al. Análise diagnóstico da agricultura da região de abrangência da Cotrijal. Ijuí, 2002. (Relatório de pesquisa).

SILVA NETO, Benedito; et al. Teoria dos Sistemas Agrários: Uma Nova Abordagem do Desenvolvimento da Agricultura. Extensão Rural. Santa Maria. Editora da Universidade Federal de Santa Maria. V. 1, n. 1, p. 6-16, 1997.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.