Análise da evasão dos estudantes do curso de ciências da UFPR litoral / Analysis of the evasion of the students of the science course of UFPR littoral

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-325

Keywords:

Evasão, Educação, Ensino Superior, Licenciatura em Ciências

Abstract

No Brasil a evasão é um fenômeno que começou a ser objeto de estudo das políticas educacionais a partir da década de 90. Com a expansão universitária no período de 2005à 2014 é imprescindível ampliar e caracterizar esse fenômeno. A UFPR em seu Setor Litoral oferece uma proposta diferenciada de ensino, mas apesar de diversos relatos acerca da proposta pedagógica e estudos sobre os cursos, ainda são raros os estudos sobre o processo de evasão. Neste artigo descrevemos uma pesquisa realizada sobre a evasão no curso de Licenciatura em Ciências. A análise compreendeu as turmas ingressantes no período entre 2012 e 2016. O universo compreendeu93 sujeitos, dos quais 20,4% são respondentes, desses 63,4% são do sexo feminino e 36,6% do sexo masculino. O curso atraiu candidatos de outras regiões, sendo 72,7% do litoral paranaense e 23,3% de outras regiões. A escolaridade pregressa dos/as diplomados no ensino médio ganhou destaque na análise ao identificarmos que 77,2% cursaram o ensino fundamental e médio integralmente em escolas públicas e 22,7% cursaram integralmente ou em sua maior parte em escolas particulares. No que diz respeito à escolaridade dos genitores 31,8%dos pais dos/as inquiridos/as cursaram até o ensino fundamental, 22,7% completaram o ensino médio e 31,8% cursaram até o ensino superior. De forma similar, o estudo indicou que 22,7% das mães cursaram até o ensino fundamental, 50% cursaram até o ensino médio e 18,1% alcançaram o ensino superior. A pesquisa indicou também os principais motivos que influenciaram a evasão: a insatisfação com o curso (27,2%), dificuldade de adaptação ao município onde a universidade está sediada(18,1%), paternidade ou maternidade (13,6%), problemas familiares (13,6%) e dificuldade de acesso à política de assistência estudantil (4,5%) Por fim, a análise de todos os fatores que induzem o acadêmico a abandonar o curso evidenciou que o processo de evasão não é motivado por um único fator; há um conjunto amplo de determinantes que constituem o processo de evasão desses estudantes

Author Biographies

Luiz Everson da Silva, ufpr

Professor do Programa de Desenvolvimento Territorial Sustentável

Alinne Pereira de Oliveira, UFPR

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências

Adriana Lucinda de Oliveira, UFPR

Professora do Curso de Serviço Social.Doutora em Políticas Públicas

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Published

2018-08-03

How to Cite

da Silva, L. E., de Oliveira, A. P., & de Oliveira, A. L. (2018). Análise da evasão dos estudantes do curso de ciências da UFPR litoral / Analysis of the evasion of the students of the science course of UFPR littoral. Brazilian Journal of Development, 4(6), 3249–3267. https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-325

Issue

Section

Original Papers