Análise da evasão dos estudantes do curso de ciências da UFPR litoral / Analysis of the evasion of the students of the science course of UFPR littoral
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-325Keywords:
Evasão, Educação, Ensino Superior, Licenciatura em CiênciasAbstract
No Brasil a evasão é um fenômeno que começou a ser objeto de estudo das políticas educacionais a partir da década de 90. Com a expansão universitária no período de 2005à 2014 é imprescindível ampliar e caracterizar esse fenômeno. A UFPR em seu Setor Litoral oferece uma proposta diferenciada de ensino, mas apesar de diversos relatos acerca da proposta pedagógica e estudos sobre os cursos, ainda são raros os estudos sobre o processo de evasão. Neste artigo descrevemos uma pesquisa realizada sobre a evasão no curso de Licenciatura em Ciências. A análise compreendeu as turmas ingressantes no período entre 2012 e 2016. O universo compreendeu93 sujeitos, dos quais 20,4% são respondentes, desses 63,4% são do sexo feminino e 36,6% do sexo masculino. O curso atraiu candidatos de outras regiões, sendo 72,7% do litoral paranaense e 23,3% de outras regiões. A escolaridade pregressa dos/as diplomados no ensino médio ganhou destaque na análise ao identificarmos que 77,2% cursaram o ensino fundamental e médio integralmente em escolas públicas e 22,7% cursaram integralmente ou em sua maior parte em escolas particulares. No que diz respeito à escolaridade dos genitores 31,8%dos pais dos/as inquiridos/as cursaram até o ensino fundamental, 22,7% completaram o ensino médio e 31,8% cursaram até o ensino superior. De forma similar, o estudo indicou que 22,7% das mães cursaram até o ensino fundamental, 50% cursaram até o ensino médio e 18,1% alcançaram o ensino superior. A pesquisa indicou também os principais motivos que influenciaram a evasão: a insatisfação com o curso (27,2%), dificuldade de adaptação ao município onde a universidade está sediada(18,1%), paternidade ou maternidade (13,6%), problemas familiares (13,6%) e dificuldade de acesso à política de assistência estudantil (4,5%) Por fim, a análise de todos os fatores que induzem o acadêmico a abandonar o curso evidenciou que o processo de evasão não é motivado por um único fator; há um conjunto amplo de determinantes que constituem o processo de evasão desses estudantesReferences
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