A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education

Authors

  • Paulo Fioravante Giareta
  • Lucineide Feitosa de França Bevilacqua

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-114

Keywords:

Política Educacional. Gestão Escolar. Gestão Participativa.

Abstract

O presente trabalho busca compreender as possibilidades e limites da gestão participativa na escola pública, caracterizada pelo reconhecimento da relevância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas tomadas de decisões sobre a orientação e planejamento de seu trabalho. O conceito de gestão está, aqui, vinculado aos princípios da própria redemocratização brasileira a partir da década de 1980, que espelha um maior desejo de participação social sobre a prática sociocultural e educativa e sua função na construção de uma sociedade democrática. A pesquisa responde pelo objetivo de estudar, a partir da leitura dos professores que atuam no Ensino Fundamental, as condições concretas de construção de espaços de participação no âmbito da gestão da escola pública. Metodologicamente, viabiliza-se pela análise documental, articulada às técnicas da observação e do questionário. O exercício teórico e a análise dos dados levantados na pesquisa são discutidos a partir da mediação de autores como Luck (2009), Gandin (2010) e Oliveira (2009), entre outros, pesquisadores amplamente reconhecidos pelos trabalhos no âmbito da gestão escolar. O trabalho aponta para a percepção dos professores quanto à intencionalidade e busca de promoção de uma gestão participativa na escola estudada, contudo, ainda espelhada em processos e adoção de instrumentos muito performáticos do âmbito da gestão sem conseguir movimentos mais característicos de distribuição das relações de poder no ambiente escolar como pressuposto educativo para a vida em sociedade que se quer democrática. A referida performatividade figura caracterizada na própria incapacidade dos professores em indicar as formas concretas de construção coletiva do projeto pedagógico da escola, da participação colegiada dos conselhos e dos espaços de escuta da comunidade, alunos e professores para além da representatividade.

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Published

2019-09-17

How to Cite

Giareta, P. F., & Bevilacqua, L. F. de F. (2019). A gestão democrática da escola pública a partir do olhar dos professores do ensino fundamental / Democratic management of the public school from the view of teachers of ground education. Brazilian Journal of Development, 5(9), 15267–15280. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-114

Issue

Section

Original Papers