Avaliação da tenacidade de argamassas colantes submetidas a esforços simultâneos de tração e cisalhamento / Tenacity evaluation of adhesive mortars submitted to simultaneous tensile and shear stresses

Anne Caroline Melo da Silva, Angelo Just da Costa e Silva, Felipe Figueirôa de Lima Câmara, Sandro Marden Torres

Abstract


No Brasil, a metodologia mais utilizada para avaliar a adesão de revestimentos cerâmicos é o teste de resistência à aderência à tração direta, no entanto, essa avaliação pode ser insuficiente para verificar a qualidade da adesão dos revestimentos ao substrato, uma vez que vários pesquisadores consideram que a adesão O sistema resulta não apenas da resistência à tração, mas também da resistência ao cisalhamento e da extensão de adesão da argamassa. Este projeto tem como objetivo contribuir para o estudo e entendimento da influência do tipo de argamassa adesiva, através da análise da tenacidade obtida na área sob a curva Força x Deslocamento no modo misto de tensões. Os principais parâmetros considerados no teste foram o tipo de argamassa adesiva utilizada, o tamanho da falha de contato na extensão de aderência entre a argamassa e a placa cerâmica e a espessura do colchão da argamassa adesiva. Os resultados experimentais mostram que, para todas as situações analisadas, a argamassa AC III obteve maiores resultados de tenacidade do que a argamassa II, confirmando o desempenho da AC III do ponto de vista da resistência à adesão.
 

Keywords


Modo Misto. Argamassa adesiva. Tenacidade

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13755 – Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante ― Projeto, execuerâmicos de fachaceitato, ― Procedimento. Rio de Janeiro, 2017.

CALLISTER JR.,WILLIAM D. (1940). Ciência Engenharia de Materiais – Uma Introdução. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

CARASEK, Helena. Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais. São Paulo, IBRACON, 2007.

MACIEL, Luciana Leone. BARROS, Mércia M. S. Bottura. SABBATINI, Fernando Henrique. Recomendações para Execução de Revestimentos de Argamassa para paredes de vedação internas e externa e tetos. São Paulo, 1998

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: Microestrutura, Propriedades e Materiais- 2ª Edição. São Paulo, 2014.

RÊGO, S.R. (2008). Aderência de placas cerâmicas submetidas a variações térmicas cíclicas. Dissertação de mestrado apresentada à Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB.

SOARES, A. P. O. A. L. Determinação da tenacidade à fratura de adesivos estruturais em modo misto pelo ensaio Single-Leg Bending. Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto Superior de Engenharia do Porto – Departamento de Engenharia Mecânica – Porto, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-062

Refbacks

  • There are currently no refbacks.