A interculturalidade como possibilidade para a docência em música na universidade / Interculturality as a possibility for music teaching at the university

Fernando Stanzione Galizia, Emília Freitas de Lima

Abstract


O artigo traz recorte de pesquisa já concluída, cujo objetivo geral foi investigar possibilidades e limites da adoção de práticas socioeducativas que superem o paradigma tradicional de ensino ainda prevalecente no ensino superior de Música, em direção a uma perspectiva intercultural. O referencial teórico do estudo possui como eixo principal as premissas da Didática Crítica Intercultural tal como formuladas por Vera Maria Ferrão Candau. Amparada no paradigma qualitativo, trata-se de uma pesquisa-intervenção que se insere no movimento de pesquisa da própria prática. Os dados foram construídos por meio de observações semiestruturadas em uma disciplina de Linguagem e Estruturação Musical. As análises demonstraram a necessidade dos professores universitários questionarem dinâmicas habituais de ensino de música nas universidades. Estes docentes devem também afirmar a pluralidade de verdades possível frente ao conhecimento musical trabalhado, não reduzindo esse conhecimento a um determinado universo cultural. Por fim, por meio da valorização de múltiplas linguagens, mídias e expressões culturais, foi possível potencializar o fortalecimento das identidades dos alunos, favorecendo processos de empoderamento, emancipação e autonomia, valorizando diferenças e promovendo a igualdade.

 


Keywords


Educação Superior; Ensino de Música; Didática Crítica Intercultural.

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-055

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