A leitura de imagens no ensino de arte para alunos do 3º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Curitiba / Reading images on art education for 3th year students in a Curitiba school

Authors

  • Simone Koubik Bortolanza
  • Rossano Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-053

Keywords:

Alfabetização visual. Leitura de imagens. Ensino da arte

Abstract

Este artigo tem por finalidade apresentar um relato de experiência de uma prática artística de ensino-aprendizagem de leitura de imagem para alfabetização visual, por meio da pesquisa qualitativa e descritiva numa turma do 3º ano de uma Escola Municipal de Curitiba. Este estudo parte das seguintes concepções teóricas: a relação artista-professora-pesquisadora, fundamentado por Jociele Lampert (2016), a de educação estética de Abigail Housen (1983) e Maria Helena Wagner Rossi (2009). Para realizar a prática de ensino-aprendizagem envolvendo a leitura de imagens, a professora regente da turma do 3º ano conduziu a mesma sob a orientação da artista-professora-pesquisadora, assim sendo foram expostas na sala de aula, duas obras originais da série Bichos Urbanos para que os alunos apreciassem e produzissem suas próprias imagens, tendo estas obras como referência. O objetivo desta prática de ensino-aprendizagem de leitura de imagens para alfabetização visual numa turma do 3º ano das séries iniciais é desenvolver os processos de compreensão e interpretação das imagens através das narrativas visuais, desde modo o universo icônico das linguagens figurativa e verbal se entrelaçam na dimensão entre a imagem e a palavra, reforçando os processos de aprendizagem da alfabetização visual e da verbal. Foi considerado o contexto do aluno como os valores e os saberes individuais, estimulando-o à reflexão crítica a partir do desenvolvimento da capacidade de compreender o que querem dizer as imagens, enfatizando o aspecto autoral, despertando à criação, partindo do pressuposto que há professores-artistas, como também pode haver alunos-artistas produzindo suas próprias imagens com suas ideias, valores e sentimentos.

References

ARAUJO, G. C.; OLIVEIRA, A. A. Imagens da Educação, Londrina. v. 3, n. 2, p. 70-76, 2013. http:/periódicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/2008/20238/pdf

BARBOSA, Ana Mae. Teoria e prática na educação artística. São Paulo: Cultrix, 1975.

DONDIS, A. Dondi. A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

DALLA-BONA, M. Elisa S. Leilah, BUFREM. Aluno-autor: a aprendizagem da escrita literária nas séries iniciais do ensino fundamental. Educ. rev. vol.29 no.1 Belo Horizonte. Mar. 2013. Acesso: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000100009

HOUSEN, Abigail. Educação Estática e Artística: abordagens transdisciplinares. 1983.

KOUBIK, Simone. Bichos Urbanos. Escola de Música e Belas do Paraná –EMBAP, Monografia, Curtiba/PR, 2009

LAMPERT, Jociele. Sobre ser artista professor/ Jociele Lampert (Org.), -Florianópolis – UDESC, 2016, E-Book: https: //issuu.com/esdudiodepinturasapoheke

LUDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene. (organizadores). Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. – Santa Maria: Ed. da UFSM. 2013.

NIKOLAJEVA, Maria, SCOTT, Carole. Livro Ilustrato: palavras e imagens. Tradução : Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens de falam: leitura de arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2009. (4. ed. rev. atual.). 144 p. (Coleção Educação e Arte ; v. 2)

ROSSI, W. H. M. A estética no Ensino das Artes Visuais. Educação e Realidade, 2005.

TEUBER, Mauren. Reflexos e reflexões sobre a proposta triangular no ensino da arte nas escolas Municipais de Curitiba de 5ª a 8ª séries. Dissertação de Mestrado, PPGE-UFPR. Curitiba, 2007 (leitura capítulo 2). http://www.ppge.ufpr.br/teses/M07_teuber.pdf

SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem/ Donald A. Schön; trad. Roberto Cataldo Costa – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Published

2019-09-10

How to Cite

Bortolanza, S. K., & Silva, R. (2019). A leitura de imagens no ensino de arte para alunos do 3º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Curitiba / Reading images on art education for 3th year students in a Curitiba school. Brazilian Journal of Development, 5(9), 14421–14431. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-053

Issue

Section

Original Papers