Endomarketing como ferramenta de comprometimento em uma unidade de uma cooperativa de crédito / Endomarketing as a commitment tool in a unit of a credit union

Érica Boff, Denise Carvalho Tatim, Morgana Secchi, Marcelo Pellegrini, Ana Claudia Machado Padilha

Abstract


O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma unidade de uma Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento atuante nos Estados Rio Grande do Sul e Santa Catarina, cujo objetivo foi identificar se as práticas de endomarketing realizadas pela cooperativa contribuem para o comprometimento dos colaboradores da unidade estudada. O endomarketing é a área da Administração que visa transmitir os valores, objetivos e estratégias ao público interno das organizações, com o intuito de estimular relacionamentos saudáveis, duradouros e, sobretudo, produtivos, promovendo a identificação e o comprometimento com a organização. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa e descritiva, do tipo censo, por meio de um questionário do tipo escala de Likert. Buscou-se analisar a percepção dos colaboradores com relação às práticas de endomarketing da Cooperativa e sua influência sobre o grau e tipo de comprometimento dos mesmos. Entre as principais conclusões foi identificado o sentimento de orgulho em fazer parte da Cooperativa, no entanto, fica evidente a necessidade de melhorias em determinadas ações, como nos canais de comunicação interpessoais, na troca de experiências entre colegas e planejamento em conjunto. Ainda, foi constatada a necessidade de revisão da política de remuneração e benefícios.

 


Keywords


Cooperativa; Comprometimento; Endomarketing; Gestão de Pessoas

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-051

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