Utilização do método de condutividade elétrica para análise da atividade pozolânica da cinza do bagaço de cana-de-açúcar / Utilización del método de conductividad eléctrica para analizar la actividad puzolánica de las cenizas de bagazo de caña de azúcar

Emerson José da Silva, Fernanda Wanderley Corrêa Araújo, Leonardo Fagundes Rosemback Miranda, Antonio Acácio de Melo Neto

Abstract


Muitos estudos acerca do aproveitamento de resíduos e sua utilização em matrizes cimentícias têm sido desenvolvidos, se destacando as cinzas agroindustriais por apresentarem propriedades pozolânicas. O bagaço da cana-de-açúcar é um dos subprodutos do processo de produção da cana-de-açúcar, sendo o Brasil um dos maiores produtores mundial. Neste trabalho foram produzidas cinzas a partir do beneficiamento por queima controlada e peneiramento/moagem da cinza do bagaço de cana-de-açúcar (CBCA) proveniente de uma usina do estado de Pernambuco. Parte do material coletado não sofreu tratamento térmico, denominada de CAN, o restante foi dividido em quatro frações de calcinação: 300°C, 400°C, 500°C e 600°C, denominadas CB300, CB400, CB500 e CB600, respectivamente. Após a queima, cada fração de cinza passou por um processo de peneiramento/moagem e foram submetidas a análise de área superficial específica por blaine. A reatividade das cinzas foram avaliadas por meio do método de condutividade elétrica em solução saturada de Ca(OH)2/cinzas. Os resultados por condutividade elétrica indicam tendência de reatividade do material estudado.

 

 


Keywords


Cinza do bagaço de cana-de-açúcar. Condutividade elétrica. Pozolana.

References


CORDEIRO, G.C. Utilização de cinzas ultrafinas do bagaço de cana-de-açúcar e da casca de arroz como aditivos minerais em concreto. Tese de Doutorado. COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

CORDEIRO, L.N. Análise da variação do índice de amorficidade da cinza da casca do arroz sobre a atividade pozolânica. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

FREITAS, E. de S. Caracterização da cinza do bagaço da cana-de-açúcar do município de campos dos goytacazes para uso na construção civil. 2005. 81 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro, 2005.

LUXAN, N.P.; XADRUGA, F.; SAAVEDRA, J. Rapid evaluation of pozzolanic activity of natural products by conductivity measurement. Cement and concrete research, v.19, 1989.

NUNES, I.H.S. Estudo das características físicas e químicas da cinza do bagaço de cana-de-açúcar. Dissertação de Mestrado. PEU/Universidade Estadual de Maringá, 2009.

PAULA, M.O. Potencial da cinza do bagaço de cana-de-açúcar como material de substituição parcial de cimento Portland. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Viçosa (UFV), 2006.

PAYÁ, J.; MONZÓ, J.; BORRACHERO, M.V.; MELLADO, A.; ORDONEZ, L.M. Determination of amorphous silica in rice husk ash by a rapid analytical method. Cement and Concrete Research, v. 31, p. 227-231, 2001

RODRIGUES, M. S. Avaliação de cinzas de palha de cana-de-açúcar e sua utilização como adição mineral em matrizes cimentícias. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Engenharia Agrícola, Campina, 2012.

TASHIRO, C., IKEDA, K., INOUE, Y. Evoluation of pozzolanic activity by the electric resistence measurement method. Cement and Concrete Research, v. 24, p. 1133-1139, 1994.

ÚNICA - União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (2010 - 2015) Disponível na internet:. Acesso em novembro 2015.

VILLAR-COCIÑA, E. Modelos cinéticos para la caracterización de materiales puzolánicos y mezclas de moldeo para fundición de hierro. 168 p. Tese de Doutorado (Doutorado em Ciências Físicas) – Facultad de Matemática, Física y Computación, Universidad Central “Martha Abreu” de las Villas, Santa Clara, Villa Clara, Cuba, 2005.

ZARDO, A. M.; BEZERRA, E.M.; MARTELLO, L.S.; SAVASTANO Jr., H. Utilização da cinza de bagaço cana-deaçúcar como “filler” em compostos de fibrocimento. In: I Conferência Latino-americana de Construção Sustentável/x Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2004, São Paulo. Anais. São Paulo: Entac, 2004. CD-ROM.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-049

Refbacks

  • There are currently no refbacks.