Uso da metodologia ativa nos cursos de graduação em enfermagem / Use of active methodology in nursing graduation courses

Meillyne Alves dos Reis, Poliane Aglece da Silva Santos, Joicy Mara Rezende Rolindo, Tatiana Caexeta Aranha, Juliana Macedo Melo, Sara Fernandes Correia, Gláucia Oliveira Abreu Batista Meireles, Lígia Bráz Melo

Abstract


Objetivo: Descrever a aplicabilidade da metodologia ativa nos cursos de graduação em enfermagem para a obtenção das habilidades e competências necessárias ao profissional enfermeiro em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). METODOLOGIA:Trata-se de uma revisão integrativa da literatura composta de artigos publicados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e disponíveis em texto completo nas bases de dados: LILACS, Medline e BDENF,  no período entre 2010-2016. RESULTADOS: Os dados foram organizados em tabelas, quadros sinópticos, figuras e posteriormente categorizados. Foram incluídos quinze artigos no presente estudo. Emergiram as seguintes categorias: Novas descobertas e desafios do processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em enfermagem; e Estratégias de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em enfermagem. CONCLUSÃO: O estudo evidenciou dificuldades em relação aos métodos ativos de ensino/aprendizagem na formação do enfermeiro, as instituições de ensino e os próprios docentes tem que pensar, e repensar na construção de novas viabilidades de ações que modificam a maneira de atuação para o alcance do sucesso no processo de ensino-aprendizagem.

 


Keywords


Educação em Enfermagem. Metodologia Ativa. Processo de ensino-aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-044

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