Uso da metodologia ativa nos cursos de graduação em enfermagem / Use of active methodology in nursing graduation courses

Authors

  • Meillyne Alves dos Reis
  • Poliane Aglece da Silva Santos
  • Joicy Mara Rezende Rolindo
  • Tatiana Caexeta Aranha
  • Juliana Macedo Melo
  • Sara Fernandes Correia
  • Gláucia Oliveira Abreu Batista Meireles
  • Lígia Bráz Melo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-044

Keywords:

Educação em Enfermagem. Metodologia Ativa. Processo de ensino-aprendizagem.

Abstract

Objetivo: Descrever a aplicabilidade da metodologia ativa nos cursos de graduação em enfermagem para a obtenção das habilidades e competências necessárias ao profissional enfermeiro em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). METODOLOGIA:Trata-se de uma revisão integrativa da literatura composta de artigos publicados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e disponíveis em texto completo nas bases de dados: LILACS, Medline e BDENF,  no período entre 2010-2016. RESULTADOS: Os dados foram organizados em tabelas, quadros sinópticos, figuras e posteriormente categorizados. Foram incluídos quinze artigos no presente estudo. Emergiram as seguintes categorias: Novas descobertas e desafios do processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em enfermagem; e Estratégias de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em enfermagem. CONCLUSÃO: O estudo evidenciou dificuldades em relação aos métodos ativos de ensino/aprendizagem na formação do enfermeiro, as instituições de ensino e os próprios docentes tem que pensar, e repensar na construção de novas viabilidades de ações que modificam a maneira de atuação para o alcance do sucesso no processo de ensino-aprendizagem.

 

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Published

2019-09-09

How to Cite

Reis, M. A. dos, Santos, P. A. da S., Rolindo, J. M. R., Aranha, T. C., Melo, J. M., Correia, S. F., Meireles, G. O. A. B., & Melo, L. B. (2019). Uso da metodologia ativa nos cursos de graduação em enfermagem / Use of active methodology in nursing graduation courses. Brazilian Journal of Development, 5(9), 14280–14291. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-044

Issue

Section

Original Papers