A redemocratização nos atuais livros didáticos e a construção de um conhecimento histórico crítico / The redemocratization in current textbooks and the construction of a historical-critical knowledge

Risalva Ferreira Nunes de Medeiros, Paulo Augusto Tamanini, Dulcilene Leite de Amorim Moraes, Ivana Conceição Porto Moraes

Abstract


A leitura de imagens possibilita ao aluno de História diversas intepretações sobre o passado. Comprovam essa afirmação os atuais livros didáticos de História que tematizam o período do governo militar (1964-1985) no Brasil. Este artigo tem como objetivo analisar os textos e imagens que tematizam a Redemocratização nos Livros Didáticos, na perspectiva da construção de um conhecimento crítico acerca do passado. Ajudarão nessa empreitada os trabalhos de Paiva (2006) e Zamboni (2007, 2008), que analisaram as imagens nos livros didáticos para além de uma função ilustrativa, auxiliando o aluno na construção de um conhecimento histórico reflexivo e crítico.

 


Keywords


Imagens. Livro didático. Período militar.

References


ALVES, Alexandre; DE OLIVEIRA, Letícia Fagundes. Conexão com a história. 3. Ed. – São Paulo: Moderna, 2016.

ATOS INSTITUCIONAIS – Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Atos.institucionais. Acesso em: 17 abr. 2019.

BITTENCOURT, Circe. M. Livros didáticos entre textos e imagens. In: O saber histórico na sala de aula. 12 ed., 1. reimpressão São Paulo: Contexto, 2013.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 3.ed. 2009.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporte. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.09.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12814&Itemid=872.

Acesso em: 2 de março. 2019.

BRASIL. Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Brasília: MEC, SEF, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld-439702797/12391-pnld Acesso em: 2 de março. 2019.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Florianópolis: Edusc, 2004.

CAMPOS, Flávio de; PINTO, Júlio Pimentel; CLARO Regina. Oficina de história. 2. Ed. – São Paulo: Leya, 2016.

CHAUÍ. Marilena. Convite à filosofia. 12 ed. Ática: São Paulo, 2001. p 435.

JÚNIOR, Décio Gatti. Livros didáticos, saberes disciplinares e cultura escolar: primeiras aproximações. História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas. set. 1997, p. 29-50.

MIRANDA, Regina Sônia; LUCA, Tania Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, n.48, 2004, p. 123-144.

MONTEIRO, Ana Maria. Livros didáticos para o ensino médio e as orientações oficiais: processos de recontextualização e didatização. In: BUENO, João Batista Gonçalves; GALZERANI, Maria Carolina Bovério; JÚNIOR, Arnaldo Pinto. Paisagens da pesquisa contemporânea sobre o livro didático de História. Jundiaí: Paco Editorial; Campinas: Centro de Memória/ Unicamp, 2013, p. 209-226.

PAIM, Paulo. Há 20 anos.... In: DANTAS, Bruno. CRUXÊN, Eliane; SANTOS, Fernando. LAGO, Gustavo Ponce de Leon. Os alicerces da Redemocratização – Do Processo Constituinte aos Princípios e Direitos Fundamentais. Senado Federal. Instituto Legislativo Brasileiro: Brasília, 2008, p.134.

PAIVA, Eduardo França. História & Imagens. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2006.120p. (Coleção História &...Reflexões, 1).

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice. O social e a política na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1999, p. 270 -271.

TAMANINI, Paulo Augusto; DE MORAIS, Ana Meyre. Imagens da violência. Faces da História. [S.l.], v. 5, n. 2, p. 262-282, dez. 2018.

VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, Bruno. Olhares da história: Brasil e mundo.1. ed. São Paulo: Scipione, 2016.

ZAMBONI, E. Espaços de formação do professor de história. Campinas: Papirus, 2008, p. 241-259. De Severino

ZAMBONI, E. (Org.). Digressões sobre o Ensino de História: memória, história oral e razão histórica. Itajaí: Maria do Cais, 2007, p. 9-18.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-042

Refbacks

  • There are currently no refbacks.