Uso de experimentos de modelagem espacial para aferição dos impactos da elevação do mar no meio urbano / Use of spatial modeling experiments to measure the impacts of sea elevation in urban areas

Vera Raquel Mesquita Costa, Gizele Barbosa Ferreira, Érima Jôyssielly Mendonça Castro, Juliana Lopes Almeida, Gilvanele Silva Oliveira da Silva, Jhessica Martins Ribeiro, Kathery de Sousa Silva, Denilson da Silva Bezerra

Abstract


Modelos Digitais de Elevação (MDE) são informações importantes nos estudos de dinâmica costeira em distintas aplicações porque fornecem um modelo da topografia da superfície do terreno em três dimensões e são fundamentais para a avaliação de riscos de inundações em áreas baixas. A bacia hidrográfica do rio Bacanga fica localizada na cidade de São Luis-MA, o Rio Bacanga tem 105,9km² de área e teve sua hidrologia muito alterada pela construção da barragem do Bacanga, construída nas décadas de 1960 e 1970. O objetivo da presente pesquisa foi organizar um modelo conceitual e traduzir os preceitos teóricos do modelo conceitual a uma linguagem de programação, bem como inserir o código fonte do modelo e o banco de dados geográficos na plataforma e modelagem. Contudo pode-se inferir que, para a cota de inundação simulada, ou seja, canal 4,70m e inundação de 1,20m observa-se que as cotas altimétricas que não são inundados são aquelas superiores a 5 metros. Dessa forma, indica-se uma cota de segurança de 5,10m para qualquer empreendimento que possa ser construído na área.


Keywords


Modelagem Espacial; Elevação; Mudanças Climáticas

References


BERGER, U. et al. Advances and limitations of individual-based models to analyze and predict dynamics of mangrove forests. Aquat. Bot, 2008. DOI: 10.1016/j.aquabot. 2007.12.015.

BEZERRA, D.S. Modelagem da dinâmica do manguezal frente à elevação do nível do mar. 2014. Tese de doutorado em Ciência do Sistema terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). p. 121.

COSTA, Vera Raquel Mesquita et al. Simulação de movimentação de dunas na zona costeira do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento, v. 1, p. 5501-5512, 2017.

IPCC. Working group I Contribution to the IPCC fifth assessment Report (AR5), climate change 2013: the physical science basis. Cambridge Univ. Press, 2013. 2216p.

MONTANARI, F. Estimativa dos impactos econômicos do aumento do nível médio do mar no município de Florianópolis/SC para o ano de 2100. 121 fl. Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrial – SENAI. Curitiba – PR, 2015.

MONTANARI, F.; POLETTE, M. Efeitos da elevação do nível do mar para a bacia hidrográfica do rio Ratones – Florianópolis/SC. VIII Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa. Lisboa, 14 a 16 de outubro de 2015.

SANTOS, A.L.S.; AMARO, V.E.; SANTOS, M.S.T. AVALIAÇÃO DE METODOLOGIA DE AQUISIÇÃO DE DADOS PARA REPRESENTAÇÃO DE FEIÇÕES MORFOLÓGICAS DE PRAIAS ARENOSAS ATRAVÉS DE MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO. Mercator, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 137-155, mai./ago. 2015.

PBMC: Sumario Executivo do Volume 1 – Base Cientifica das Mudanças Climáticas. Contribuição do Grupo de Trabalho 1 para o 1o Relatório de Avaliação Nacional do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Volume Especial para a Rio+20. PBMC, Rio de Janeiro, Brasil, 2012. 34 p. --

WOLFRAM, S. 1983. Statistical mechanics of cellular automata. Reviews of Modern Physics, Vol. 55, No. 3: 602-644.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-032

Refbacks

  • There are currently no refbacks.