Polo turístico vale do São Francisco: o papel de cada município na cadeia produtiva do enoturismo / San Francisco valley tourist polo: the role of each city in the wine tourism production chain

Brendo Leonel Alves de Almeida, Tales Wanderley Vital, André de Souza Melo

Abstract


Vários segmentos objetivam consolidar a atividade turística no país, através da comercialização do lazer. Nesse sentido, pretende-se analisar o papel dos municípios na oferta enoturistica do Polo Vale do São Francisco em Pernambuco/Bahia. O enoturismo, que no Brasil surge como um fenômeno moderno, um aspecto do turismo regional caracterizado pelo deslocamento do indivíduo em busca de lazer nas áreas rurais, através das rotas dos vinhos, em busca do terroir, uma mistura de Paisagem e clima que envolve a produção da vinha e da uva. Onde através de uma análise da cadeia produtiva do turismo no polo e do fluxo de informações e de produtos, poderemos perceber que Petrolina e Juazeiro tem um papel central e bastante importante na oferta enoturistica, visto que as estruturas e o enoturismo nos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Casa Nova e Sobradinho ainda são insipientes.

 


Keywords


Enoturismo, Vale do São Francisco, oferta, Cadeia produtiva.

References


ÁNTÓNIO, Júlio; FAVERO, Luiz Andrea; CABRAL, Romilson Marques. Análise da cadeia produtiva da batata reno da região do vale Zambeze (Moçambique): governança e coordenação. Contextus–Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 9, n. 1, 2011.

ANUÁRIO, 2016. Anuário Brasileiro da Uva. Editora Gazeta. 2016. Disponível em http://www.editoragazeta.com.br/produto/anuario-brasileiro-da-uva-2016/ . Acesso em 12 jan 2019.

AULICINO, Antonio Luis. Desenvolvimento Sustentável Do Polo Turistico. 2012. Disponível em: http://www.idsust.com.br/polo_turistico.php . Acesso em: 11 jan 2019.

BALANZÁ, Isabel Milio; NADAL, Mónica Cabo. Marketing e comercialização de produtos turísticos. Cengage Learning Editores, 2003.

BARBOSA, Fábia Fonseca. O TURISMO COMO UM FATOR DE DESENVOLVIMENTO LOCAL E/OU REGIONAL/Tourism as a local and/or regional development factor. Caminhos de Geografia, v. 6, n. 14. 2005.

BATALHA, Mário Otávio et al. Gerenciamento de sistemas agroindustriais: definições e correntes metodológicas. Gestão agroindustrial, 2. ed. v. 1. São Paulo: Atlas. 2001.

CORREIA, Rebert Coelho; ARAÚJO, José Lincoln Pinheiro; CAVALCANTI, E. de B. A fruticultura como vetor de desenvolvimento: o caso dos municipios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). In: Embrapa Semiárido-Artigo em anais de congresso (ALICE). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 39., 2001, Recife. Anais... Recife: SOBER/ESALQ/EMBRAPA/UFPE/URFPE, 2001. 1 CD-ROM, 2001.

DE ABREU, Charlene Paula Sousa et al. Processo de Desenvolvimento do Vale dos Vinhedos. X Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende, 2013.

DE ARROXELAS GALVÃO, Patrícia Lins; CASTRO, Cleber Augusto Trindade; MARQUES, Priscilla Carla Leite. Multifuncionalidade no espaço rural brasileiro: o turismo na região vinícola do Vale do São Francisco. Capa, v. 11, n. 2, 2018..

DE MORAIS Duda, João Itácito; DE ARAUJO, Lindemberg Medeiros. Polos de turismo no nordeste do Brasil: crescimento, desenvolvimento e escassez de conhecimento. Caderno Virtual de turismo, v. 14, n. 3, 2014.

DE SOUZA, Cynthia Oliveira; EMMENDOERFER, Magnus Luiz; KNUPP, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves. Questão Ambiental: dimensão periférica em política pública de turismo?. Revista Turismo em Análise, v. 28, n. 3, p. 450-473, 2017.

DE SIQUEIRA GAVA, G. R. ANÁLISE DO TURISMO NA REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO: PERFIL E CONTRIBUIÇÕES. IV Fórum Internacional do Turismo em Iguaçu. 2010

DIAS, Pollyana Pugas; VITAL, Tales Wanderley. O Desenvolvimento do Enoturismo no Vale do São Francisco: um segmento em expansão. Revista Turismo em Análise, v. 23, n. 3, p. 643-662, 2012.

FRANÇOIS, PERROUX. L'économie du XX siècle, Paris. Œuvres Complètes, V: Théorie générale: les concepts, v. 1, 1961

GALVÃO, P. L. A. Políticas Públicas e Desenvolvimento Local: O turismo na Região Vinícola do Vale do São Francisco. In: VII CONNEPI-Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. 2012.

HALL, Colin Michael. Tourism planning: Policies, processes and relationships. Pearson Education, 2008..

HALL, Colin. Michael. et. al. Wine tourism around the world. Estados Unidos: Betterworth-Heinemann, 2001.

HALL, Colin. Michael. Planejamento turístico(2a ed). São Paulo: Contexto. (2004)

IPEA- INSTITUTO DE PESQUISA ECONOMICA APLICADA. Relatório com as estimativas da caracterização da ocupação formal e informal do turismo, com base nos dados da RAIS e da PNAD 2013, para o Brasil e regiões. Ministério do Turismo 2015. Disponível em http://www.ipea.gov.br/extrator/arquivos/160204_caracterizacao_br_re.pdf . Acesso em 15 nov 2018.

LAGE, Beatriz Helena Gelas; MILONE, Paulo Cesar. Economia do turismo. rev. e ampl. São Paulo: Atlas. 2001

LASTRES, Helena MM; CASSIOLADO Jose E. Glossário de arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais. Rio de Janeiro: IE, 2003.

MANFIO, Vanessa; MEDEIROS, Rosa Maria Vieira. O enoturismo na campanha gaúcha: uma análise das perspectivas e dinâmicas regionais. ANÁLISE CRÍTICA E TENDÊNCIAS DO TURISMO RURAL NO BRASIL, p. 77. 2017.

Ministerio do Trabalho. Relação Anual de Informações Sociais. Disponível em http://www.rais.gov.br/sitio/index.jsf Acesso em 11 jan. 2019

NOVAIS, Cristina Barroco; ANTUNES, Joaquim. O contributo do Enoturismo para o desenvolvimento regional: o caso das Rotas dos Vinhos. In: 15º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional. 2009.

Organização Mundial Do Turismo: Why tourism. Disponível em http://www2.unwto.org/content/why-tourism acesso 22 jan. 2019.

SEBRAE, multivisão. Cadeia produtiva do Turismo. 2008. Disponivel em http://189.39.124.147:8030/downloads/Turismo.pdf Acesso em 11 jan 2019.

SESSA, Alberto. Turismo e política de desenvolvimento. Union College Pres, 1983.

SIMÕES, Orlando. Enoturismo em Portugal: as rotas de vinho. Pasos. Revista de turismo y patrimonio cultural, v. 6, n. 2, p. 269-280, 2008.

TONINI, Hernanda. Estado e turismo: políticas públicas e enoturismo no Vale dos Vinhedos. 2014.

VITAL, Tales. Vitivinicultura no Nordeste do Brasil: Situação recente e perspectivas. Revista Econômica do Nordeste, v. 40, n. 3, p. 499-524, 2009.

ZANINI, Talise Valduga; DA ROCHA, Jefferson Marçal. O Enoturismo no Brasil: um estudo comparativo entre as regiões vinícolas do Vale dos Vinhedos (RS) e do Vale do São Francisco (BA/PE). Revista Turismo em Análise, v. 21, n. 1, p. 68-88, 2010.

ZYLBERSZTAJN, Decio. Estruturas de governança e coordenação do agribusiness: uma aplicação da nova economia das instituições. 1995.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-031

Refbacks

  • There are currently no refbacks.